Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação do perfil antigênico humoral de pacientes chagásicos utilizando phage display de genoma de Trypanosoma Cruzi

Processo: 16/14506-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Walter Colli
Beneficiário:Walter Colli
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Edecio Cunha Neto ; Ester Cerdeira Sabino ; Maria Julia Manso Alves ; Ricardo Jose Giordano
Assunto(s):Doença de Chagas  Resposta humoral  Parasitologia  Trypanosoma cruzi  Phage display 

Resumo

A Doença de Chagas é um problema crônico de saúde no Brasil, na América Latina e, mais recentemente, por causa do aumento da migração, no Mundo. Calcula-se que 200 mil pessoas irão morrer por esta Doença nos próximos cinco anos. Como não há vacinas e os medicamentos existentes são pouco eficazes e muito tóxicos, é essencial que novas alternativas terapêuticas e diagnósticas sejam desenvolvidas. A principal causa de morte é a cardiopatia Chagásica, que se desenvolve em aproximadamente um terço dos indivíduos infectados. Os motivos pelos quais o restante permanece na chamada fase indeterminada, enquanto outros evoluem para as manifestações clínicas da Doença, ainda não são bem compreendidos. Em virtude da aparente ausência de parasitas no tecido cardíaco e a presença de auto anticorpos, acredita-se que a Doença de Chagas tenha componentes de autoimunidade. Porém, técnicas mais sensíveis têm demonstrado que, mesmo em baixíssimo número, os parasitas ainda estão presentes nas lesões, o que dispara reações inflamatórias que contribuem para a gradual destruição do tecido cardíaco. Os mecanismos deste processo ainda não estão esclarecidos. Para ajudar a entender a participação do sistema imune na doença, com ênfase na resposta humoral, procuraremos explorar o repertório imunogênico do T. cruzi com metodologias combinatórias. Utilizando a plataforma do phage display genome shotgun, vamos mapear o repertório antigênico de pacientes chagásicos nos diferentes estágios da doença. Nossa expectativa é que, ao longo de nossos estudos, novos antígenos sejam identificados e validados experimentalmente, o que deverá auxiliar no desenvolvimento de novas metodologias diagnósticas e terapêuticas para a Doença de Chagas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATTOS, ELICIANE C.; CANUTO, GISELE; MANCHOLA, NUBIA C.; MAGALHAES, RUBENS D. M.; CROZIER, THOMAS W. M.; LAMONT, DOUGLAS J.; TAVARES, MARINA F. M.; COLLI, WALTER; FERGUSON, MICHAEL A. J.; ALVES, MARIA JULIA M. Reprogramming of Trypanosoma cruzi metabolism triggered by parasite interaction with the host cell extracellular matrix. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 13, n. 2 FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.