Resumo
Venenos e peçonhas são bibliotecas naturais de moléculas biologicamente ativas, que podem ser utilizadas como novos fármacos. Apesar da grande variedade de moléculas com potencial aplicação biotecnológica, ainda há uma grande dificuldade de bioprospecção das mesmas, devido à pequena quantidade de material de partida, baixo rendimento e o alto custo de estratégias tradicionais de purificação, o que explica o pequeno número de moléculas de origem animal usadas como fármacos atualmente. Assim, o desenvolvimento e utilização de ferramentas ômicas tem, cada vez mais, ganhado destaque, uma vez que permitem uma visão geral da composição do veneno ou da peçonha. Adicionalmente, a técnica de transcriptoma, associada à clonagem e expressão heteróloga de proteínas e peptídeos viabiliza a produção de moléculas presentes na glândula ou tecido especializado em quantidade suficiente para análises estruturais e funcionais das mesmas. Portanto, estes estudos viabilizam a aplicação de moléculas com relevante atividade biológica. A fim de validar a atividade de proteínas recombinantes, ensaios estruturais e funcionais comparativos entre moléculas recombinantes e nativas são pertinentes e podem ser delineados de modo a abranger as principais características funcionais e estruturais das mesmas. Portanto, o presente projeto tem como objetivo a bioprospecção de toxinas animais com potencial de aplicação biotecnológica. Para isso serão realizados diversos ensaios, como construção de transcriptomas, proteomas, mass fingerprinting, clonagem e expressão de proteínas heteróloga, bem como ensaios funcionais para toxinas nativas a partir de material das espécies de sapo R. schneideri, formiga P. villosa, serpente C. d. spp e escorpião Tityus serrulatus. (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOLDRINI-FRANCA, JOHARA;
PINHEIRO-JUNIOR, ERNESTO LOPES;
PEIGNEUR, STEVE;
PUCCA, MANUELA BERTO;
CERNI, FELIPE AUGUSTO;
BORGES, RAFAEL JUNQUEIRA;
COSTA, TASSIA RAFAELLA;
IMAI CARONE, SANTE EMMANUEL;
DE MATTOS FONTES, MARCOS ROBERTO;
SAMPAIO, SUELY VILELA;
ARANTES, ELIANE CANDIANI;
TYTGAT, JAN.
Beyond hemostasis: a snake venom serine protease with potassium channel blocking and potential antitumor activities.
SCIENTIFIC REPORTS,
v. 10,
n. 1
MAR 11 2020.
Citações Web of Science: 1.
WIEZEL, GISELE A.;
BORDON, KARLA C. F.;
SILVA, RONIVALDO R.;
GOMES, MARIO S. R.;
CABRAL, HAMILTON;
RODRIGUES, VERIDIANA M.;
UEBERHEIDE, BEATRIX;
ARANTES, ELIANE C.
Subproteome of Lachesis muta rhombeata venom and preliminary studies on LmrSP-4, a novel snake venom serine proteinase.
Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases,
v. 25,
APR 15 2019.
Citações Web of Science: 0.
WIEZEL, GISELE A.;
SHIBAO, PRISCILA Y. T.;
COLOGNA, CAMILA T.;
MORANDI FILHO, ROMUALDO;
UEIRA-VIEIRA, CARLOS;
DE PAUW, EDWIN;
QUINTON, LOIC;
ARANTES, ELIANE C.
In-Depth Venome of the Brazilian Rattlesnake Crotalus durissus terrificus: An Integrative Approach Combining Its Venom Gland Transcriptome and Venom Proteome.
JOURNAL OF PROTEOME RESEARCH,
v. 17,
n. 11,
p. 3941-3958,
NOV 2018.
Citações Web of Science: 2.