Busca avançada
Ano de início
Entree

A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE - de nível elementar, intermediário e avançado: mediante uma abordagem voltada à ação

Processo: 16/08917-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Roberta Ferroni
Beneficiário:Roberta Ferroni
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Olga Alejandra Mordente
Bolsa(s) vinculada(s):18/05024-9 - A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE - de nível intermediário e avançado - mediante uma abordagem conversacional, BP.TT
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira  Língua italiana  Competência discursiva  Material didático 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abordagem conversacional | análise das funções dos marcadores discursivos em língua estrangeira | atividades entre pares | competência discursiva em língua estrangeira | criação de materiais didáticos | marcadores discursivos em língua estrangeira | ensino-aprendizagem línguas estrangeiras

Resumo

O objetivo do projeto é desenvolver entre estudantes de italiano LE - de nível elementar, intermediário e avançado - consciência e capacidade de uso em relação à utilização dos MD da língua italiana e, portanto, garantir um progresso eficaz na aprendizagem da competência discursiva em língua italiana LE , mediante uma abordagem orientada à ação. Esta pesquisa será articulada em duas fases. Durante a primeira fase do projeto serão elaboradas tarefas (task) que proponham uma sequência equilibrada e alternada entre atividade de descoberta e atividade de reutilização do MD, por meio de "espaços interativos" que favoreçam a produção (output) em italiano LE. Posteriormente, tal material será publicado on-line com a criação de um blog denominado "Ma dai!: propostas didáticas em ação para a aprendizagem dos marcadores discursivos em italiano LE".O material elaborado durante a segunda fase do projeto será implementado nas turmas de estudantes universitários de língua materna portuguesa (variante brasileira) e inscritos nos cursos de Língua Italiana do curso de graduação superior em Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo. Nessa fase, que nos permitirá estudar os efeitos produzidos pelo material projetado sobre a interlíngua dos aprendizes, será criado um banco de dados, denominado "Observatório sobre a aquisição dos marcadores discursivos em italiano LE de aprendizes de LM português brasileiro", disponível on-line. Esse banco incluirá um inventário do MD e suas relativas funções, desenvolvidas por cada MD, conforme o contexto de ocorrência. Para a análise das funções dos MD adotaremos a taxonomia operada por Bazzanella (1995, 2001), complementada por um conjunto de noções e referências extraídas da análise conversacional que nos permitirá entender como os MD são empregados na construção dialógica entre pares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)