Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhorias no bioprocesso de produção de xilitol no conceito de biorrefinaria para diversificação do portfólio de produtos do setor sucroalcooleiro

Resumo

Diferentes abordagens serão aplicadas para a melhoria da viabilidade técnica eeconômica do bioprocesso de produção de xilitol da mistura de bagaço e palha de cana-de-açúcar no contexto de uma biorrefinaria no setor sucroalcooleiro. Visa-se o incremento da capacidade da levedura Candida guilliermondii FTI 20037 de bioconversão da xilose na hemicelulose em xilitol, a partir da otimização de condições de cultivo e da engenharia da via metabólica. Estas abordagens são baseadas nos importantes progressos obtidos na EEL-USP empregando esta levedura e diferentes biomassas, principalmente o bagaço de cana, aliado à recente pesquisa (FAPESP No. 2013/27142-0) na qual a palha de cana foi o alvo de estudo. Serão estudados o fornecimento de oxigênio, concentrações iniciais de xilose, sacarose e inóculo, seguido pela avaliação da suplementação nutricional do hidrolisado com o melaço decana, em substituição à sacarose e como fonte adicional de compostos nitrogenados e minerais. Em relação à engenharia da via metabólica, C. guilliermondii FTI 20037 será transformada sequencialmente por atenuação da enzima xilitol desidrogenase, super expressão das enzimas xilose redutase, glucose-6-fosfato desidrogenase, 6-fosfogluconato desidrogenase e atenuação da fosfoglicoisomerase. A terceira abordagem corresponde à avaliação da viabilidade do aproveitamento da celulignina residual deste bioprocesso para a obtenção de nanocelulose, biomaterial de alto valor agregado com aplicações desde construção civil até medicina. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para a diversificação dos produtos do setor sucroalcooleiro criando oportunidades para o aproveitamento integral do bagaço e da palha de cana juntamente com o melaço, no conceito de biorrefinaria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERNANDEZ-PEREZ, ANDRES FELIPE; ANTUNES, FELIPE ANTONIO F.; DOS SANTOS, JULIO CESAR; DA SILVA, SILVIO SILVERIO; FELIPE, MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA. Valorization of the sugarcane bagasse and straw hemicellulosic hydrolysate through xylitol bioproduction: effect of oxygen availability and sucrose supplementation as key factors. BIOMASS CONVERSION AND BIOREFINERY, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
HERNANDEZ-PEREZ, ANDRES FELIPE; CHAVES-VILLAMIL, ALEJANDRA CAMILA; DE ARRUDA, PRISCILA VAZ; DOS SANTOS, JULIO CESAR; FELIPE, MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA. Sugarcane Syrup Improves Xylitol Bioproduction from Sugarcane Bagasse and Straw Hemicellulosic Hydrolysate. WASTE AND BIOMASS VALORIZATION, v. 11, n. 8, p. 4215-4224, AUG 2020. Citações Web of Science: 1.
HERNANDEZ-PEREZ, ANDRES FELIPE; DE ARRUDA, PRISCILA VAZ; SENE, LUCIANE; DA SILVA, SILVIO SILVERIO; CHANDEL, ANUJ KUMAR; DE ALMEIDA FELIPE, MARIA DAS GRACAS. Xylitol bioproduction: state-of-the-art, industrial paradigm shift, and opportunities for integrated biorefineries. CRITICAL REVIEWS IN BIOTECHNOLOGY, v. 39, n. 7 JULY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.