Busca avançada
Ano de início
Entree

Insulin influences LPS-induced TNF-± and IL-6 release through distinct pathways in mouse macrophages from different compartments

Resumo

Os indivíduos diabéticos são mais suscetíveis a infecções, pelo menos parcialmente devido a deficiência de insulina e hiperglicemia. Hipotetizamos que a insulina influencia a liberação de citocinas por macrófagos estimulados com lipopolisacarídeos (LPS) em camundongos C57BL/6 tornados diabéticos pela aloxan. Usando macrófagos derivados de medula óssea (BMDM) de camundongos diabéticos, mostramos que o LPS induziu um aumento na liberação de TNF-± e IL-6 e p-p38, p-SAPK/JNK, p-ERK 1/2 e p- Níveis Akt (308-Thr e 473-Ser), mas não p-PKC± / ² II e delta. A insulina aumentou a secreção de TNF-a e IL-6 em macrófagos induzidos por LPS, bem como p-p38, p-SAPK/JNK, p-ERK 1/2, p-PI3K (p55) e p-Akt (473-Ser) expressão. Além disso, a inibição da PI3-quinase pela wortmanina diminuiu a liberação de TNF-a e a inibição com LY294002 diminuiu o TNF-± e a IL-6 após o tratamento com LPS-insulina. O PD98059, que inibe a ativação do ERK MAPK quinase (MKK) 1 e MKK2, reduziu o efeito de insulina na liberação de citoquinas induzida por LPS na BMDM. Além disso, a insulina reduziu a secreção de TNF-±, IL-6 e IL-1² induzida por LPS em macrófagos alveolares e peritoneais. Consequentemente, a secreção de TNF-a e IL-6 positivamente regulada pela insulina por p-p38, p-SAPK/JNK, p-ERK 1/2, p-PI3K (p55) e p-Akt (473-Ser). Esses resultados sugerem que os efeitos protetores da insulina contra a sepse provavelmente podem surgir através da modulação das vias PI3-kinase e ERK 1/2 induzidas por LPS na BMDM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TESSARO, FERNANDO H. G.; AYALA, THAIS S.; NOLASCO, EDUARDO L.; BELLA, LEONARDO M.; MARTINS, JOILSON O. Insulin Influences LPS-Induced TNF-alpha and IL-6 Release Through Distinct Pathways in Mouse Macrophages from Different Compartments. CELLULAR PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, v. 42, n. 5, p. 2093-2104, 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.