Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da cafeína sobre a atividade forrageadora de abelhas sem ferrão neotropicais

Processo: 18/01266-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 27 de fevereiro de 2018 - 27 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Fábio Santos do Nascimento
Beneficiário:Fábio Santos do Nascimento
Pesquisador visitante: Christoph Grüter
Inst. do pesquisador visitante: Johannes Gutenberg University Mainz (JGU), Alemanha
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurobiologia  Polinização  Sociobiologia  Cafeína  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Plantas atraem polinizadores fornecendo recompensas em forma de alimento. Por sua vez, elas recebem visitas que facilitam a reprodução por meio de transferência do pólen pelos polinizadores. Desde que polinizadores tais como abelhas podem usar o pólen e o néctar das flores para si próprias e como alimento para a prole, esta relação entre as plantas e polinizadores normalmente beneficia ambas as partes. Contudo, existem casos cujo interesse dos polinizadores e plantas não convergem, levando à um tipo de trapaça por um dos componentes. Esta proposta tem por objetivo investigar a resposta comportamental das abelhas sem ferrão às fontes de alimento contendo quantidades naturais de cafeína, um composto ativo secundários cuja principal função é a redução de danos por herbívoros. A presença de cafeína poderia levar à efeitos detrimentais sobre as colônias pois as forrageadoras poderiam preferir forragear em fontes ricas em cafeína mas de baixo valor nutricional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENG, TIANFEI; SEGERS, FRANCISCA H. I. D.; NASCIMENTO, FABIO; GRUETER, CHRISTOPH. Resource profitability, but not caffeine, affects individual and collective foraging in the stingless bee Plebeia droryana. Journal of Experimental Biology, v. 222, n. 10 MAY 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.