Busca avançada
Ano de início
Entree

Midia e beleza negra: a mulher negra em propagandas televisivas de produtos de higiene e beleza.

Processo: 05/52854-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Valter Roberto Silvério
Beneficiário:Ana Paula Pereira Gomes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda   Consumo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beleza Negra | Consumo | Etnia-Raca | Higiene E Beleza | Imagem Do Negro | Propaganda

Resumo

Uma análise da trajetória das marcas, Seda, Rexona e Vasenol, no período de 1980 a 2004, e a partir disso lançar luz sobre o contexto social que influenciou o lançamento, por parte dessas marcas, de linhas voltadas ao público negro; a produção de propagandas televisivas para a venda das mesmas e; as possíveis razões que fizeram com que o público alvo adotasse seu consumo. Procedimentos: a realização de entrevistas a profissionais da área de marketing das marcas pesquisadas e a agentes consumidores das referidas marcas, e uma análise da imagem do negro presente nos filmes de propagandas televisivas das marcas escolhidas. Até o momento pôde-se perceber que o surgimento de produtos para o público negro é uma estratégia mercadológica que se deve ao surgimento de uma classe média negra a partir dos anos 80; tem sido importante para o aumento da auto-estima das pessoas negras; que a adesão deve-se, geralmente, à identificação; muitas construções negativas a respeito do negro persistem; a imagem do negro retratada nas propagandas guarda relação com uma visão que lhe atribui muita espiritualidade e pouca racionalidade; a inclusão do negro na agenda das empresas de produtos de beleza responde a pressões sociais e promove mudanças na visão social sobre o negro e, especialmente, dos próprios negros sobre si. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)