Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional da proteína ARHGAP21 em células endoteliais e de câncer de próstata

Processo: 05/56245-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Mariana Lazarini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hematopoese   Expressão gênica   Síndromes mielodisplásicas   Células endoteliais   Neoplasias da próstata
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arhgap | Expressao Genica | Hematopoese | Mielodisplasia

Resumo

As síndromes mielodisplásicas (SDMs) constituem um grupo heterogêneo de desordens hematopoiéticas, que exibem hematopoiese ineficaz. Pouco se sabe a respeito da patogênese das SMDs e dos processos que medeiam a sua freqüente transformação em leucemias. Novas terapias têm sido propostas a partir das características biológicas deste tipo de tumor, porém os eventos moleculares responsáveis pela manutenção ou propagação da população clonal anômala permanecem ainda desconhecidos, sendo que muitas vezes os agentes terapêuticos utilizados ainda não são alvo específicos. Sendo assim, se faz necessário a caracterização de alvos moleculares que sejam importantes para os processos de diferenciação e proliferação tumoral, o que viabilizaria informações para a geração de novas drogas, com maior e melhor especificidade de ação. A partir do Projeto Genoma Humano, novos genes têm sido identificados, muitos deles apresentando grande potencial para alvos terapêuticos. Recentemente, descrevemos a proteína ARHGAP10 que parece estar envolvida na diferenciação celular. A proposta deste projeto é a caracterização da regulação da ARHGAP 10, nas mielodisplasias. Para tal utilizaremos células de medula óssea de pacientes com mielodisplasia com ênfase em culturas de longa duração. Em vista de não haver modelos de células ou animais com mielodisplasia, serão também utilizadas linhagens leucêmicas como modelos para cumprimento de alguns objetivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAZARINI, Mariana. Estudo funcional da proteína ARHGAP21 em células endoteliais e de câncer de próstata. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.