Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de determinantes de virulencia, integrons e genes para resistencia a antimicrobianos de cepas de salmonella enterica isoladas de alimentos e fontes relacionadas.

Processo: 05/57779-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Destro
Beneficiário:Vinicius Buccelli Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Salmonella   Virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Integron | Multi Resistentes | Salmonella | Virulencia

Resumo

Salmonella é um dos mais importantes patógenos causadores de enfermidades transmitidas por alimentos (ETAs) no Brasil e em outros países. Na busca da produção de alimentos seguros à saúde do consumidor, do ponto de vista microbiológico, tem-se tentado caracterizar genotípica e fenotipicamente os isolados de origem alimentar, pois uma boa compreensão dos fatores que levam ao surgimento e disseminação desses patógenos pode ajudar no desenvolvimento de estratégias de intervenção e controle. Resistência a antibióticos pode ser considerada um mecanismo adaptativo que contribui para virulência bacteriana, pois permite que a bactéria consiga persistir no hospedeiro. Genes de resistência e virulência têm como característica comum o fato de poderem estar localizados tanto no cromossomo bacteriano, como também nos plasmídeos, localizados em agrupamentos gênicos que configuram ilhas de resistência ou patogenicidade. Devido o surgimento de fenótipos multi-resistentes (MDR) em Salmonella, a caracterização genética, através de métodos moleculares baseados na PCR, de genes de resistência a antimicrobianos, bem como sua localização e diversidade são importantes na identificação dos fatores envolvidos na resistência, permitindo a compreensão da diversidade dessas cepas, e a identificação de trocas genéticas entre marcadores. O objetivo deste estudo é caracterizar determinantes genéticos de virulência de cepas de Salmonella entérica multi-resistentes a antibióticos isoladas de alimentos e fontes relacionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, VINICIUS B.; LINCOPAN, NILTON; LANDGRAF, MARIZA; FRANCO, BERNADETE D. G. M.; DESTRO, MARIA T.. CHARACTERIZATION OF CLASS 1 INTEGRONS AND ANTIBIOTIC RESISTANCE GENES IN MULTIDRUG-RESISTANT SALMONELLA ENTERICA ISOLATES FROM FOODSTUFF AND RELATED SOURCES. Brazilian Journal of Microbiology, v. 42, n. 2, p. 685-692, . (06/50813-4, 05/57779-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Vinicius Buccelli. Caracterização de determinantes de virulência, integrons classe 1 e genes para resistência a antimicrobianos de cepas de Salmonella enterica isoladas de alimentos e fontes relacionadas. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.