Busca avançada
Ano de início
Entree

Governabilidade e sustentabilidade metropolitanas: desafios a elaboracao e implementacao de politicas publicas relacionadas a qualidade ambiental (o caso de disposicao final de residuos solidos)

Processo: 05/54485-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Leila da Costa Ferreira
Beneficiário:Adriane Gomes Rodrigues Batata
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/52317-1 - A questão ambiental, interdisciplinaridade, teoria social e produção intelectual na América Latina, AP.TEM
Assunto(s):Sustentabilidade   Política ambiental   Governabilidade   Região metropolitana   Resíduos sólidos

Resumo

O trabalho a ser desenvolvido investigará de que forma a formação econômica-sócio-cultural influencia institucionalmente, as respostas diferenciadas das diversas regiões metropolitanas a um mesmo problema ambiental, de maneira a possibilitar a implementação de políticas públicas regionais, e dar-se-á através de reflexões fundamentadas em duas linhas teóricas diferenciadas: a análise da relação consenso x conflito (tendo em vista a governabilidade) a partir do conceito de habitus e, assim como a análise da relação entre desempenho institucional e comunidade cívica, na qual a maior governabilidade está relacionada à existência de maior capital social. Devido à complexidade do tema, opta-se por um recorte operacional e propõe-se a analisar os instrumentos e políticas associadas à questão de planejamento e gestão de resíduos sólidos urbanos, em especial, de resíduos sólidos domiciliares, em alguns municípios das regiões metropolitanas de São Paulo e de Porto Alegre. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATATA, Adriane Gomes Rodrigues. Identidade ambiental metropolitana como instrumento à governabilidade. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.