Busca avançada
Ano de início
Entree

Verificação do perfil de expressão gênica de células estromais de pacientes com síndrome mielodisplásica

Processo: 06/52517-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Mariana Ozello Baratti
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estroma | Microarranjo | Sindrome Mielodisplasica

Resumo

As síndromes mielodisplásicas (SDMs) constituem um grupo heterogêneo de desordens hematopoiéticas, que exibem hematopoese ineficaz. Pouco se sabe a respeito da patogênese das SMDs e dos processos que medeiam a sua freqüente transformação em leucemias. Alterações na composição e função das células estromais podem ser implicadas na progressão de muitas doenças hematológicas. Atualmente estudos sobre a expressão gênica do estroma medular evidenciam a importância deste microambiente, entretanto poucos estudos foram realizados para verificar o perfil de expressão gênica diferencial do estroma de pacientes com SMD. A técnica de microarranjos de cDNA (microarray), para validar o perfil de expressão de RNA, tem facilitado a identificação de numerosos genes anteriormente desconhecidos, associados com SMDs. Transcritos antisense não-codificantes também estão se tornando evidentes em vários tipos de cânceres. A caracterização da expressão de novos transcritos localizados em regiões intrônicas, podendo compreender tanto novos éxons de um gene conhecido quanto RNAs reguladores não codificantes, representa uma estratégia aparentemente importante para a regulação da expressão gênica de células estromais de pacientes SMD, podendo facilitar a identificação de novos alvos terapêuticos e revelar genes que contribuem para a patogenia da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARATTI, Mariana Ozello. Verificação do perfil de expressão gênica de células cd34+ e estromais de pacientes com síndrome mielodiplásica. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.