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Avaliacao da comunicacao no espectro autistico: interferencia da familiaridade.

Processo: 06/53125-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Camila Ramos Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo Infantil | Familiaridade | Fonoaudiologia | Pragmatica

Resumo

É indiscutível o papel fundamental da linguagem nos transtornos do espectro autístico. Ao introduzir o termo Pragmática, Bates (1976) permitiu novas perspectivas de pesquisa e análise da comunicação nesta população. Amostras de fala espontânea permitem estabelecer um perfil funcional da comunicação do indivíduo e sua evolução ao longo do processo terapêutico. Alguns autistas são capazes de reproduzir padrões comunicativos em contextos específicos, a avaliação no mesmo molde da sessão terapêutica pode envolver tais padrões, camuflando o desempenho da criança. Esse estudo busca determinar o melhor critério de avaliação da comunicação, pela análise de 2 situações comunicativas diferentes em 2 momentos terapêuticos. São 24 sujeitos autistas, com idades entre 3 e 17 anos. Na primeira situação foi realizada coleta da interação terapeuta paciente com material escolhido por cada paciente. Na segunda situação a coleta foi realizada a partir da interação pesquisadora-paciente com material específico. Utilizou-se também filmadora, fita de vídeo, e protocolo específico. A coleta das duas situações (S1 e S2) foi realizada 2 vezes em 2 momentos terapêuticos, com intervalo de 20 sessões. A análise dos dados será realizada a partir do perfil comunicativo das filmagens através do protocolo da Pragmática proposto por Fernandes (2004). O corpus será analisado quanto à independência entre as situações (S1 x S2 e S1' x S2'), correlação entre os dois momentos na mesma situação (S1 x S1' e S2 x S2') e análise de aglomerados. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA RAMOS MOREIRA; FERNANDA DREUX MIRANDA FERNANDES. Avaliação da comunicação no espectro autístico: interferência da familiaridade no desempenho de linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 3, p. 430-435, . (06/53125-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Camila Ramos. Avaliação da comunicação no espectro autístico: interferências no desempenho de linguagem. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.