Busca avançada
Ano de início
Entree

Video em primeira-pessoa: autobiografia e auto-imagem na arte eletronica brasileira.

Processo: 01/06530-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2003
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes do Vídeo
Pesquisador responsável:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Beneficiário:Leandro Garcia Vieira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Autor   Autobiografias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto Imagem | Auto Retrato | Autobiografia | Autor | Primeira Pessoa | Video Arte Brasileira

Resumo

Partindo de uma reflexão histórico-crítico sobre um conjunto de trabalhos, caracterizados pela inserção do autor na obra, propõem-se abordar o fenômeno da autobiografia, e da construção da auto-imagem, através do estudo de vídeos experimentais produzidos no Brasil, nas décadas de setenta, oitenta e noventa, nos quais os realizadores se auto-representam diante da própria câmera. Dentro deste recorte, serão analisados os seguintes vídeos: "The trip" (1974), de José Roberto Aguilar; "Marca registrada" (1975), de Letícia Parente; "Mapas elementares" (1976-1977), de Anna Bella Geiger; "Me" (1977), "Nós" (1977) de Gabriel Borba; "Feijão" (1977) e "Fio" (1977), de Sônia Andrade; "As if exiled in paradise" (1986) e "Prelude to an announced death" (1991), de Rafael França; "Privacy invasion" (1995), de Inês Cardoso; "Pica de borracha" (1997), de lida Feldman; "Monalisa" (1998), de Isabele Bittencourt; e "Carlos Nader" (1998), de Carlos Nader; além de inventariar outros trabalhos que, em comum, caracterizam-se pela presença do autor enquanto auto-imagem. Em um próximo momento, serão realizadas entrevistas com os vídeos-artistas, no intuito de situar esta modalidade de produção auto-referencial e compreendê-la a partir da ótica de seus próprios realizadores, objetivando, por fim, a construção de uma historiografia da trajetória do vídeo em primeira-pessoa na arte eletrônica brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)