Busca avançada
Ano de início
Entree

Por que os "guris" fazem musica? aprendizado e pratica musical como construcao e interpretacao da vida social entre criancas e jovens pobres de sao paulo.

Processo: 99/00907-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1999
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Sylvia Caiuby Novaes
Beneficiário:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Pobreza   Menor   Música   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino | Etnografia | Menor | Musica | Pobreza | Projetos Institucionais

Resumo

Nesta pesquisa, proponho uma abordagem antropológica de alguns projetos institucionais de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo. Para tal, investigo inicialmente a relação entre os diversos atores envolvidos nos projetos (Estado, associação de moradores e/ou ONGs; alunos e pais; professores e funcionários; público): quais as imagens que os diferentes grupos constroem de seus interlocutores? Quais as expectativas? Quais os discursos que legitimam o ensino proposto? E de forma mais ampla: de que forma os projetos se inserem no histórico e no contexto da política social nacional? O foco da pesquisa, além da abordagem institucional, é a etnografia da prática musical. Busco as suas especificidades em processos de criação, expressão e interpretação de valores, perspectivas e modos de vida; de comunicação; de construção de vínculos e auto-estima; de fixação de identidades e elaboração de auto-imagens das crianças e adolescentes envolvidos nos projetos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.