Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de possiveis mecanismos envolvidos no efeito antinociceptivo do c-terminal da s100a9 murina sobre a dor neuropatica experimental.

Processo: 05/52140-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Renata Giorgi
Beneficiário:Carina Cicconi Paccola
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alodinia   Analgesia   Hiperalgesia   Dor neuropática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alodinia | Antinocicepcao | Dor Neuropatica | Hiperalgesia | Mrp 14 | S100A9

Resumo

Dados obtidos pelo nosso grupo demonstraram que o peptídeo sintético idêntico ao C-terminal da proteína S100A9 murina (pS100A9m) possui efeito antinociceptivo em modelo de hiperalgesia inflamatória aguda e em modelo de dor neuropática, inibindo os fenômenos de hiperalgesia e alodinia. Assim, o presente projeto visa, inicialmente, complementar o estudo do efeito antinociceptivo observado no modelo de dor crônica, pela determinação da atividade do peptídeo sobre a dor espontânea, que juntamente com a hiperalgesia e alodinia caracterizam a dor neuropática. Além disso, investigar possíveis mecanismos envolvidos na ação inibitória do peptídeo da S100A9 sobre este tipo de dor. Para tanto, serão utilizados ratos Wistar submetidos à constrição crônica do nervo ciático (CCI) e avaliados quanto a nocicepção pelos testes de pressão de pata e estimulação tátil. Estes animais serão submetidos ao tratamento com o peptídeo associado a drogas farmacológicas distintas, como o antagonista de serotonina (Metisergida), de noradrenalina (Yohimbina) e de GABA-A (Bicuculina) ou GABA-B (Saclofen), a fim de avaliar a participação destas vias inibitórias centrais de dor no efeito observado. Ainda, para melhor compreender o efeito antinociceptivo do peptídeo sobre esta modalidade de dor crônica, será realizada uma imuno-hitoquímica para a determinação da expressão do gene egr-1 e TNF alfa na medula de ratos submetidos a dor neuropática e tratados com o peptídeo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACCOLA, Carina Cicconi. Avaliação de possíveis mecanismos envolvidos no efeito antinociceptivo do C-terminal da S100A9 murina sobre a dor neuropática experimental. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.