Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusao escolar de criancas com transtornos do espectro autistico (tea): analise da interacao comunicativa professor-aluno.

Processo: 05/58579-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Kester Carrara
Beneficiário:Maria Cláudia Brito
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Interação   Professores   Ensino e aprendizagem   Inclusão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Ensino-Aprendizagem | Espectro Autistico | Inclusao Escolar | Interacao | Professor

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar interações entre professores e seus alunos com TEA, inseridos em salas de ensino regular de instituições públicas, a fim de identificar e categorizar variadas modalidades de participação da criança em situações de auto, priorizando as interações comunicativas. Como procedimento serão realizadas duas filmagens de 30 minutos de 15 díades professor-aluno com TEA, de ambos os sexos, com idades entre 5 e 12 anos, em situações cotidianas de saia de aula. Além disso, serão realizadas entrevistas individuais com os referidos professores, no que se refere ás suas Habilidades Sociais Educativas. Para análise das filmagens, será utilizado o Protocolo de Pragmática, para averiguar o número de atos comunicativos dos professores e das crianças, suas funções comunicativas e o meio utilizado (verbal, vocal e gestual), a fim de caracterizar o perfil funcional da comunicação apresentado petas díades. Para realização das entrevistas será utilizado o Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores, adaptado do Questionam de Habilidades Sociais Educativas Parentais. Após essas etapas serão comparados os resultados dos questionários e da análise do perfil funcional da comunicação desses profissionais; e comparados os indicativos das respostas aos questionários, acerca da interação comunicativa dos alunos com TEA em relação aos próprios professores, com os resultados encontrados a partir da análise do perfil funcionai da comunicação desses alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Maria Cláudia. Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.