Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e proposta de um framework para design de interfaces de usuario ajustaveis.

Processo: 06/54747-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Vânia Paula de Almeida Neris
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Design   Interface usuário-computador

Resumo

A socialização dos sistemas computacionais trouxe um desafio a mais para os pesquisadores de Interação Humano-Computador: como prover interfaces que propiciem fácil acesso a pessoas com os mais diferentes perfis, em cenários variados de uso? Um dos caminhos que se apresenta é oferecer ao usuário a possibilidade de ajustar a interface de acordo com as suas preferências, necessidades e situações de uso. As soluções para "personalização" de interfaces de usuário, já presentes em alguns sistemas interativos, entretanto, não têm se mostrado efetivas. O que se percebe é que geralmente as interfaces não "comunicam" claramente ao usuário a possibilidade de serem personalizadas e, quando o fazem, exigem competências em geral não compatíveis com usuários não sofisticados. Frente a essa problemática este projeto tem como objetivo geral buscar novas soluções para o conceito de tailoring, de forma a auxiliar o engenheiro de interfaces no design de interfaces ajustáveis e flexíveis que exijam menos esforço dos usuários na adaptação aos contextos organizacionais de diferentes grupos nos seus diferentes cenários de uso. Para tal, espera-se formalizar um framework com diretrizes, mecanismos, artefatos e sistemas que apóiem o engenheiro de interfaces no projeto de interfaces ajustáveis. O referencial teórico-metodológico para o trabalho de pesquisa e desenvolvimento proposto envolverá as disciplinas de Interação Humano-Computador (IHC) e a Semiótica Organizacional (SO). A construção e validação do framework proposto serão realizadas no contexto de um Projeto de e-Gov, atualmente em curso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA NERIS‚ V.P.; BARANAUSKAS‚ M.C.C. Interfaces for All: A Tailoring-Based Approach. Enterprise Information Systems, p. 928-939, 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NERIS, Vânia Paula de Almeida. Estudo e proposta de um framework para o design de interfaces de usuario ajustaveis. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.