Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de embalagem biodegradável à base de fécula de mandioca e aditivos antimicrobianos

Processo: 06/06816-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Cecilia Tadini
Beneficiário:Ana Cristina de Souza
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Resíduos biodegradáveis   Biofilmes

Resumo

Na busca por embalagens mais competitivas e com maior valor agregado surgem as embalagens ativas, como as antimicrobianas. Com o intuito de desenvolver embalagens que sejam, além de ativas também biodegradáveis, este trabalho propõe a avaliação de aditivos antimicrobianos (cravo em pó, canela em pó e óleo essencial de laranja) na caracterização e aplicação de filmes biodegradáveis preparados à base de fécula de mandioca. Os filmes terão suas propriedades físico-químicas (ópticas, conteúdo de umidade de equilíbrio, atividade de água, espessura e solubilidade em água), propriedades mecânicas (força máxima de ruptura, deformação na ruptura, porcentagem de alongamento e módulo de elasticidade), temperatura de transição vítrea, permeabilidade (ao vapor d'água e ao oxigênio), microestrutura e atividade de água avaliadas. Em seguida à caracterização, a atividade antimicrobiana será testada com microrganismos correntes em produtos de panificação. Filmes base serão preparados com fécula de mandioca, sacarose, açúcar invertido, glicerol e etanol, com quantidades definidas em resultados anteriores, serão utilizados como controle. Este projeto integra o auxílio de pesquisa FAPESP (processo 2005/51038-1) "Embalagem ativa biodegradável à base de fécula de mandioca e aditivos naturais comestíveis: elaboração, caracterização e avaliação", vigente no Laboratório de Engenharia de Alimentos no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Teses em destaque 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, ANA CRISTINA; DIAS, ANA M. A.; SOUSA, HERMINIO C.; TADINI, CARMEN C. Impregnation of cinnamaldehyde into cassava starch biocomposite films using supercritical fluid technology for the development of food active packaging. Carbohydrate Polymers, v. 102, p. 830-837, FEB 15 2014. Citações Web of Science: 31.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Ana Cristina de. Desenvolvimento de embalagem biodegradável ativa a base de fécula de mandioca e agentes antimicrobianos naturais.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.