Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos lipídeos e antioxidantes dietéticos nas propriedades oxidativas e inflamatórias da paf-ah em adolescentes obesos

Processo: 07/52123-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Nágila Raquel Teixeira Damasceno
Beneficiário:Isis Tande da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Inflamação   Obesidade   Oxidação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Inflamacao | Nutricao | Obesidade | Oxidacao | Paf Ah

Resumo

O sobrepeso e a obesidade representam um grave problema de Saúde Pública, tendo seu desenvolvimento associado à adolescência impacto negativo na fase adulta, sobretudo, devido suas complicações metabólicas. Considerando o caráter crônico e inflamatório de baixa intensidade da obesidade, o envolvimento do PAF, da PAF-AH e de produtos de oxidação torna-se importante. Objetivo: Avaliar o papel dos lipídeos e antioxidantes dietéticos nas propriedades oxidativas e inflamatórias do PAF-AH em adolescentes obesos. Metodologia: A partir de uma amostra de adolescentes (10 a 19 anos), de ambos os sexos serão formados os seguintes grupos: Eutróficos (n=58), Sobrepeso (n=58) e Obesos (n=58). Após um jejum de 12-15h será coletada uma amostra de sangue (20,0 mL), a partir da qual serão monitorados a atividade da PAF-AH (reação colorimétrica comercial), antioxidantes dietéticos (retinol, ?-caroteno, ?-tocoferol, licopeno e ácido ascórbico, por meio de HPLC), LDL- e seus auto-anticorpos (ELISA). Serão avaliados ainda os dados antropométricos (peso, altura e composição corporal) e o hábito alimentar (três R24 h). Resultados esperados: A partir desses resultados pretende-se verificar se as dislipidemias e os processos oxidativos nos adolescentes sofrem modulação do estado nutricional e dos componentes dietéticos e se a atividade da PAF-AH varia em função destes fatores, resultando ou não em modificações na geração de LDL- e seus auto-anticorpos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISABELLA BARBOSA PEREIRA CARNEIRO; HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO; ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA CARIOCA; FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO; NÁGILA RAQUEL TEIXEIRA DAMASCENO. Antigos e novos indicadores antropométricos como preditores de resistência à insulina em adolescentes. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 58, n. 8, p. 838-843, . (07/51664-5, 07/52123-8)
SILVA, ISIS T.; MELLO, ANA P. Q.; DAMASCENO, NAGILA R. T.. Antioxidant and inflammatory aspects of lipoprotein-associated phospholipase A(2) (Lp-PLA(2)): a review. LIPIDS IN HEALTH AND DISEASE, v. 10, . (07/52123-8, 07/51664-5)