Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de resíduos de estreptomicina e diidroestreptomicina em leite (ELISA, HPLC-DAD, LC-APCI-MS/MS QToF)

Processo: 07/02233-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Felix Guillermo Reyes Reyes
Beneficiário:Renata Cabrera de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):ELISA   Leite   Cromatografia líquida

Resumo

Para tornar possível a realização de medidas de vigilância sanitária visando o controle da presença de resíduos de antimicrobianos, em alimentos de origem animal destinados ao consumo humano, é necessário desenvolver métodos analíticos que apresentem seletividade e detectabilidade adequadas na determinação desses resíduos. Assim, o objetivo deste trabalho é otimizar e validar métodos para a determinação de resíduos de estreptomicina e diidroestreptomicina em leite utilizando ensaio imunoenzimático, cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em tandem. Serão também analisadas amostras de leite pasteurizado comercializado na região de Campinas, São Paulo. Como figuras de mérito de validação serão avaliados: linearidade; faixa linear de trabalho; seletividade ou especificidade; exatidão; precisão, incluindo repetibilidade (precisão intra-série) e reprodutibilidade (precisão inter-série); limites de detecção e quantificação do método e robustez.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Renata Cabrera de. Desenvolvimento e validação de metodos analititicos para a deteminação de residuos de estreptomicina e diidroesteptominicina em leite bovino (ELISA, LC-APCI-MS/MS QToF). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.