Busca avançada
Ano de início
Entree


Desenvolvimento e validação de metodos analititicos para a deteminação de residuos de estreptomicina e diidroesteptominicina em leite bovino (ELISA, LC-APCI-MS/MS QToF)

Texto completo
Autor(es):
Renata Cabrera de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos
Data de defesa:
Membros da banca:
Felix Guillermo Reyes Reyes; Miguel Machinski Junior; Jose Augusto Rizzato Paschoal
Orientador: Felix Guillermo Reyes Reyes
Resumo

A presença de resíduos de medicamentos veterinários em níveis acima dos limites máximos (LMR) estabelecidos apresentam riscos à saúde humana. O conhecimento da dimensão da exposição da população a esses compostos é necessário para garantir a proteção do consumidor. Para tanto, é imprescindível que métodos de análise validados estejam disponíveis, para assegurar a confiabilidade dos resultados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar métodos analíticos para a determinação de resíduos de estreptomicina e diidroestreptomicina em leite e empregá-los na análise de amostras comercializadas na região de Campinas, São Paulo. Os métodos analíticos desenvolvidos e validados incluem o ensaio imunoenzimático (ELISA) e a cromatografia líquida associada à espectrometria de massas em tandem (LCMS/MS QToF). A validação analítica foi realizada de acordo com as recomendações da Comunidade Européia e IUPAC. Os seguintes parâmetros foram avaliados: seletividade, curva analítica, linearidade, sensibilidade, precisão (repetibilidade intra e inter-dias), exatidão e limites de detecção e de quantificação. Os resultados do procedimento de validação dos métodos de ELISA e LC-MS/MS demonstraram que estes são adequados para a análise de triagem e confirmatória, respectivamente, de resíduos de estreptomicina e diidroestreptomicina em leite pasteurizado, em níveis de concentração inferiores ao LMR estabelecido para essas substâncias (200 µg kg-1). Nas amostras analisadas não foram encontrados resíduos de estreptomicina e diidroestreptomicina em níveis detectáveis (AU)

Processo FAPESP: 07/02233-1 - Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de resíduos de estreptomicina e diidroestreptomicina em leite (ELISA, HPLC-DAD, LC-APCI-MS/MS QToF)
Beneficiário:Renata Cabrera de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado