Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento psicologico e transtorno de deficit de atencao e hiperatividade (tdah): a construcao do pensamento operatorio.

Processo: 06/58652-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Camila Tarif Ferreira Folquitto
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Provas piagetianas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | Pensamento Operatorio | Provas Piagetianas | Tdah

Resumo

Este estudo pretende investigar as noções operatórias em crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), especialmente no que se refere às construções espaço temporais e causais. A hipótese de pesquisa é a de poderá haver, nessas crianças, atrasos na aquisição das noções citadas em relação a uma amostra de crianças não diagnosticadas. Essa hipótese baseia-se em pesquisas que demonstram indícios de um possível atraso maturacional em crianças diagnosticadas com TDAH. Os subsídios teóricos dessa pesquisa são a teoria do desenvolvimento de Jean Piaget por um lado, e as atuais pesquisas em relação ao transtorno estudado, principalmente aquelas nas quais existe uma descrição psicológica do mesmo, por exemplo, na avaliação da performance de crianças com este transtorno em tarefas determinadas. Serão avaliadas 60 crianças, subdivididas em dois grupos: uma amostra clínica de crianças diagnosticadas (n=30), e uma amostra de crianças que não preenchem diagnóstico para nenhum transtorno (grupo controle, n=30). Um instrumento diagnóstico de screening será utilizado na avaliação dos dois grupos (KIDDIE-SADS), e, para ambos serão aplicadas duas provas piagetianas. Na amostra clínica será utilizada, ainda, a escala Conners de avaliação de hiperatividade, a fim de investigar as diferenças nos níveis de manifestação de hiperatividade/ déficit de atenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FOLQUITTO, Camila Tarif Ferreira. Desenvolvimento psicológico e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): a construção do pensamento operatório. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.