Busca avançada
Ano de início
Entree

A recusa da experiência da loucura como razão de duvidar do projeto cartesiano de crítica do conhecimento

Processo: 07/52668-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Eneias Junior Forlin
Beneficiário:Regis Cardoso
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sonho   Loucura   Metafísica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Duvida Metodica | Epistemologia | Loucura | Metafisica | Sonhos

Resumo

Esta pesquisa pretende discutir o caráter epistemológico dos argumentos dos sonhos e da loucura na Meditação Primeira de Descartes. O que pretendemos, em linhas gerais, é primeiramente tentar responder as seguintes questões: por que Descartes afasta decisivamente a possibilidade da loucura como etapa de sua dúvida metódica? Não seria o argumento da loucura tão plausível quanto o argumento dos sonhos, para se colocar em dúvida a existência do mundo exterior ao pensamento? Qual é a força epistêmica que possui a experiência dos sonhos e que, por sua vez, não possui a experiência da loucura? A essa tentativa, associamos o debate com o Professor Oswaldo Porchat Pereira, que no seu artigo "O argumento da loucura", apresenta-nos a loucura como um forte argumento em favor do ceticismo, pondo em xeque a atitude cartesiana de uma confiança absoluta na razão. A título de conclusão, julgamos ser oportuno fazer também uma breve discussão a respeito de algumas críticas clássicas endereçadas a Descartes sobre esta questão, feitas por Malebranche, Locke, Berkeley, Espinosa, Kant, Foucault e Derrida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Regis. A recusa da experiencia da loucura como razão de duvidar no projeto cartesiano de critica do conhecimento. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.