Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da associação entre ansiedade e susceptibilidade à epilepsia do lobo temporal em ratos

Processo: 07/56985-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Silvia Regina Bica Kohek
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pilocarpina   Suscetibilidade   Neuropeptídeo Y   Ansiedade   Modelos animais   Epilepsia do lobo temporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Mudancas Fenotipicas | Neuropeptideo Y | Pilocarpina | Susceptibilidade

Resumo

Indivíduos com epilepsia do lobo temporal (ELT) apresentam heterogeneidade na resposta à farmacoterapia que resulta, em parte, de diferenças fisiológicas, ambientais e comportamentais, além de fatores pré-existentes tais como fatores genéticos. Em muitos pacientes com ELT, o prognóstico para o controle das convulsões é satisfatório, no entanto, uma significativa proporção de indivíduos não tem bom prognóstico ou sofrem de epilepsia fármaco-resistente. Uma outra questão importante a respeito dos indivíduos epilépticos reside no fato de que alguns deles são mais susceptíveis para desenvolver determinadas comorbidades, tais como síndromes psiquiátricas, ansiedade e depressão, do que outros. Esses dois fatos reunidos demonstram uma grande heterogeneidade entre esses indivíduos, que poderia ser decorrente de uma predisposição basal diferente entre eles, que os tornariam mais susceptíveis à epilepsia, a fármaco-resistência e até mesmo à doenças psiquiátricas associadas. Assim sendo, pretendemos testar vários modelos de indução de epilepsia em várias doses de drogas tais como pilocarpina, ácido caínico e pentilenotetrazol, com o intuito de verificar diferenças na susceptibilidade dos animais pré-selecionados em testes comportamentais que avaliam ansiedade, tais como labirinto em cruz elevado (LCE) e campo aberto (CA). Ainda, verificaremos as mudanças fenotípicas decorrentes de diferenças quanto à condição epilética e não epiléptica desses animais pré-selecionados nos testes de LCE e CA. Desta forma, pretendemos abranger diferentes modelos de epilepsia, em distintas doses e caracterizar as possíveis diferenças advindas das variáveis comportamentais, neuroanatômicas e funcionais desses animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICA KOHEK, SILVIA REGINA; FORESTI, MAIRA LICIA; BLANCO, MIRIAM MARCELA; CAVARSAN, CLARISSA FANTIN; DA SILVA, CLIVANDIR SEVERINO; MELLO, LUIZ E.. Anxious Profile Influences Behavioral and Immunohistological Findings in the Pilocarpine Model of Epilepsy. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 12, . (07/56985-4)