Busca avançada
Ano de início
Entree

Correspondência fazer-dizer: variáveis de controle e condições de manutenção e generalização

Processo: 08/50988-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento verbal   Reforço (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Verbal | Correspondencia Fazer-Dizer | Generalizacao | Manutencao | Reforcamento Intermitente | Treino De Correspondencia

Resumo

A presente proposta apoia-se na suposição de que o responder verbal é um comportamento operante estabelecido e mantido por contingências de reforçamento, podendo ser analisado como variável dependente. O Estudo 1 investigará o efeito do erro na correspondência entre fazer-dizer em quatro crianças e quatro adultos, tanto em atividades nas quais há expectativa para o desempenho (leitura, matemática) quanto em atividades nas quais não há expectativa para o desempenho (música; jogos) e verificará se o treino de correspondência realizado apenas com as crianças, para um dos desempenhos, é capaz de produzir generalização para os demais. Na Fase 1, serão realizadas sessões de linha de base de todas as habilidades com crianças e adultos. Na Fase 2, ocorrerá para as crianças, treino de correspondência de apenas uma das habilidades, seguido por sessões de linha de base de todos os desempenhos. O Estudo 2 será realizado com seis crianças e avaliará a eficácia de diferentes estratégias de manutenção de um treino de correspondência, em atividade de leitura. Sessões de Linha de Base serão realizadas com todos os participantes. Estes, então, serão distribuídos, dois a dois, em diferentes condições. Para dois deles será realizado um treino de correspondência com reforçamento contínuo e retorno à linha de base, sem nenhuma instrução sobre as condições experimentais. Outros dois passarão por um treino (com reforço contínuo e intermitente) e retorno à linha de base, com instruções que sinalizem a passagem de uma fase para outra. As crianças restantes passarão pelas mesmas condições, porém sem instruções demarcando a passagem entre as fases. Por fim, serão realizadas sessões de follow up para todos os participantes. Os resultados dos dois estudos serão analisados quanto às porcentagens médias de relatos acurados de erros e acertos ao longo das condições experimentais programadas, tendo o sujeito como seu próprio controle, indicando condições que podem influenciar na emissão de relatos acurados, condições que podem produzir a generalização da correspondência entre fazer e dizer entre habilidades e condições que podem garantir a manutenção da correspondência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, MARCELO VITOR; AGGIO, NATALIA MARIA; CORTEZ, MARIELE DINIZ; BORTOLOTI, RENATO; RICO, VIVIANE VERDU; DE ROSE, JULIO C.. Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 1, p. 65-74, . (10/08399-1, 11/12847-2, 12/21425-7, 08/50988-4)