Busca avançada
Ano de início
Entree

Nivel de stress e estrategias de enfrentamento (coping) de criancas hospitalizadas em situacao pre-cirurgica.

Processo: 08/52459-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 16 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Luciana Esgalha Carnier
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Enfrentamento   Psicologia hospitalar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfrentamento | Psicologia Hospitalar | Stress Infantil

Resumo

Situações de hospitalização, devido à alta probabilidade de submissão a procedimentos invasivos e traumáticos, entre eles os associados à realização de cirurgias e, a pouca ou nenhuma possibilidade de controle de tais situações, geram em crianças stress e, conseqüentemente, a necessidade de investimentos em estratégias de enfrentamento. Estas se caracterizam por um conjunto de esforços cognitivos e comportamentais utilizados pelos indivíduos com o objetivo de adaptação e/ou administração de circunstâncias, internas ou externas, percebidas como adversas e estressoras, como se pressupõe ser o contexto de hospitalização. Levando-se em consideração que o stress infantil pode gerar conseqüências emocionais duradouras pretende-se, neste estudo, avaliar o nível de stress e as estratégias de enfrentamento utilizadas por crianças, de ambos os sexos, com idade entre sete e 12 anos, hospitalizadas para procedimentos cirúrgicos eletivos. Participarão 120 crianças e seus acompanhantes que serão abordados no período pré-cirúrgico. O acompanhante responderá a uma Ficha Informativa, contendo dados sobre a criança, tipo de cirurgia, sua experiência anterior com hospitalização e seu conhecimento sobre o procedimento cirúrgico. A criança responderá à Escala de Stress Infantil (ESI) e ao Instrumento de Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização (AEH). Os resultados serão avaliados entre si através de análises de correlação e regressão múltipla entre os inventários e as variáveis coletadas na ficha informativa, através do software estatístico SPSS 16 for Windows. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNIER, Luciana Esgalha. Stress e coping em crianças hospitalizadas em situação pré-cirúrgica e stress do acompanhante: estabelecendo relações. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.