Busca avançada
Ano de início
Entree

Os moleques do morro e os moleques da praia: estilo de vida, infecções, anemia e descontinuidades fisiológicas na infância em um sambaqui fluvial (Moraes, Vale do Ribeira de Iguape, SP) e em um sambaqui litorâneo (Piaçaguera, Baixada Santista, SP)

Processo: 08/56125-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Levy Figuti
Beneficiário:Patricia Fernanda Fischer
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioarqueologia | Descontinuidade Fisiologica | Ferroprivacao | Infeccoes | Sepultamento Infantil

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo principal estabelecer uma aproximação aos quadros patocenóticos infantis, com ênfase nas infecções, de dois diferentes grupos - os construtores do sambaqui fluvial Moraes e do sambaqui litorâneo Piaçaguera - relacionando-os com o estilo de vida e subsistência de cada um desses grupos. Para execução desta proposta, será utilizada uma abordagem bioarqueológica que integre dados relativos às infecções, aos eventos de descontinuidade fisiológica, à subsistência e ao estilo de vida. Por meio de uma perspectiva biocultural, serão analisados todos os indivíduos infantis (entre 0 e 12 anos) quanto aos seguintes aspectos: hipoplásicas lineares de esmalte dentário e linhas de Harris (indicadores inespecíficos de descontinuidade fisiológica), hiperostose porótica e cribra orbitália (indicadores de ferroprivação) e sinais de infecção. Também serão analisados os indivíduos adultos apenas quanto aos indicadores inespecíficos de descontinuidade fisiológica e aos indicadores de ferroprivação, e somente para episódios ocorridos durante a infância. Os resultados obtidos serão interpretados sob a ótica da interação entre estilo de vida, subsistência, condições de saúde e adaptabilidade dos grupos humanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FISCHER, Patricia Fernanda. Os moleques do morro e os moleques da praia: estresse e mortalidade em um sambaqui fluvial (Moraes, vale do Ribeira de Iguape, SP) e em um sambaqui litorâneo (Piaçaguera, Baixada Santista, SP).. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.