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Processo: | 06/05381-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2008 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2010 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História |
Pesquisador responsável: | Hélio Rebello Cardoso Júnior |
Beneficiário: | Rodrigo Poreli Moura Bueno |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil |
Assunto(s): | História cultural Cinema brasileiro Cultura brasileira |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cinema Brasileiro | cultura brasileira | História Cultural | História e Cinema |
Resumo Pretende-se discutir aqui algumas noções de história e elementos culturais, políticos e estéticos que se articulam na obra cinematográfica de Glauber Rocha (1939-1981), tendo como principais bases teóricas as contribuições de autores como Ismail Xavier e Gilles Deleuze. Os filmes analisados aqui serão "Deus e o Diabo na Terra do Sol" 1964),"Terra em Transe"(1967); e "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (1969). Apesar das peculiaridades de cada um, podemos perceber que, neles existe a afirmação de uma historicidade na qual se articulam e se inter-relacionam fenômenos de natureza econômica, política, cultural, devido a certo caráter específico do tempo histórico. Para Deleuze, o cinema de Glauber Rocha se liga à idéia de transe. Entende-se que esse elemento se relaciona com a temporalidade histórica dos filmes, constituindo um estado no qual o tempo cronológico perde sua lógica e sua concretude. Além do mais, o transe subverte as dicotomias estáveis entre o privado e o público, a realidade e a ficção. Neste sentido, são elaborados discursos e signos fílmicos, aptos a dialogar com o contexto sócio-cultural brasileiro, apontando para suas ambigüidades, incertezas e tensões. | |
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