Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade do leite cru e práticas de manejo em fazendas leiteiras

Processo: 09/16687-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Cristina Simões Cortinhas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de risco   Mastite animal   Qualidade do leite
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores de Risco | Leite de tanque | mastite | Nível de conhecimento | patógenos | qualidade microbiologica | Nutrição e Produção Animal

Resumo

O objetivo geral do estudo é avaliar os fatores de risco associados com práticas de manejo e a qualidade microbiológica do leite, assim como estimar a contribuição relativa dos patógenos causadores de mastite subclínica sobre a qualidade microbiológica do leite cru em fazendas leiteiras. Adicionalmente, objetiva-se levantar o nível de conhecimento e opiniões dos produtores de leite sobre mastite e qualidade do leite. Para tanto são propostos três experimentos a serem desenvolvidos ao longo de 3 anos. Para o experimento 1, serão coletadas quinzenalmente amostras de leite do tanque dos rebanhos selecionados por um período de 6 meses, totalizando 600 amostras, as quais serão submetidas às seguintes análises microbiológicas: contagem bacteriana total (CBT), contagem com incubação preliminar (CIP), contagem de leite pasteurizado (CLP) e contagem de coliformes (CC). Para a avaliação dos fatores de risco associados à qualidade microbiológica do leite, serão formados dois grupos de rebanhos (alta e baixa qualidade microbiológica) com base nos resultados das últimas seis análises (três meses) análises microbiológicas. A coleta de informações sobre os rebanhos leiteiros será realizada por meio de uma visita para preenchimento de questionários sobre as seguintes áreas: aspectos gerais de manejo da fazenda; b) manejo de ordenha; c) procedimentos de limpeza de equipamento de ordenha e utensílios; d) condições de limpeza da vaca. Para o experimento 2, serão coletadas quinzenalmente amostras de leite do tanque dos rebanhos selecionados por um período de 6 meses, totalizando 300 amostras, as quais serão submetidas a contagem de células somáticas e às seguintes análises microbiológicas: contagem bacteriana total (CBT), contagem de Staphylococcus aureus, contagem de Streptococcus agalactiae, contagem de estafilococos coagulase-negativa, contagem de estreptococos ambientais, e contagem de Escherichia coli. Para a avaliação da contribuição relativa dos agentes causadores de mastite subclínica sobre a qualidade microbiológica do leite, os rebanhos serão distribuídos em 3 classes em relação a CCS média do tanque, com base nos resultados das últimas 6 análises (3 meses). Para o experimento 3, serão realizadas, com cada produtor selecionado, entrevistas estruturadas baseadas em um questionário previamente formulado. Estas entrevistas serão realizadas com o responsável pela propriedade ou, em sua ausência, com o responsável pelo manejo de ordenha dos animais. As questões serão divididas nos seguintes tópicos: I) socioeconômicas (visam estratificar os produtores com relação a sua renda, volume de produção e outros critérios), II) nível de conhecimento a respeito de células somáticas, contagem bacteriana e mastite (controle, prevenção e tratamento), III) atitudes dos produtores com relação a práticas de prevenção da mastite, higiene de ordenha e equipamentos, refrigeração do leite. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTINHAS, CRISTINA SIMOES; BOTARO, BRUNO GARCIA; DE MACEDO, SUSANA NORI; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. Herd characteristics and management practices associated with bulk tank milk quality of dairy herds in southeastern Brazil. TROPICAL ANIMAL HEALTH AND PRODUCTION, v. 50, n. 7, p. 1605-1610, . (09/16687-0, 09/16700-6)
CORTINHAS, CRISTINA SIMOES; FIDELIS, CARLOS EDUARDO; SHARMA, NEELESH; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. The Association between Socioeconomic Profiles, Attitudes, and Knowledge of Dairy Farmers Regarding Somatic Cell Count and Milk Quality. ANIMALS, v. 13, n. 17, p. 12-pg., . (09/16700-6, 09/16687-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORTINHAS, Cristina Simões. Qualidade do leite cru e práticas de manejo em fazendas leiteiras. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) Pirassununga.