Busca avançada
Ano de início
Entree

O ENSINO DE FILOSOFIA NAS SOCIEDADES DE CONTROLE COMO (ensino de) PRÁTICA DE RESISTÊNCIA

Processo: 10/01858-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Beneficiário:Renata Pereira Lima Aspis
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia   Michel Foucault   Gilles Deleuze   Ensino de filosofia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deleuze | Ensino de Filosofia | Foucault | resistência política | sociedades de controle contemporâneas | Sub-versões | filosofia

Resumo

O poder de controle da sociedade contemporânea atingiu tal sutileza que o torna quase imperceptível, contando com a conivência desavisada de quase todos. O controle sobre as subjetividades entrou nos corpos e passou a ser objeto de desejo de consumo, já faz parte daquilo que é reconhecido como existência. O controle assim, fluido, imiscuído nas relações dos homens com eles mesmos, com os outros, com a verdade, com o tempo e o espaço através da nanotecnologia e da microeletrônica vem a confirmar os mundos já prontos oferecidos pelo capitalismo financeiro ao qual estamos submetidos. Este estudo teórico intenta analisar as possibilidades de um ensino de filosofia que possa se configurar como movimento de resistência a essa situação operando como prática de criação de diferenças. Pensamos em um ensino de filosofia que possa funcionar como vetor de criação de sub-versões. Tal ação do ensino de filosofia nos parece possível se pensarmos que a filosofia, ao constituir-se em um saber que opera a síntese conceitual da cultura, dando-lhe sentido, tem um cunho de formação na educação dos jovens. A inspiração em Nietzsche e o aporte teórico de Foucault e Deleuze serão o referencial da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASPIS, Renata Pereira Lima. Ensino de filosofia e resistência. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.