Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao entre o oxido nitrico, dopamina e glutamato no sistema de filtro sensorio-motor de camundongos.

Processo: 05/56915-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Elaine Aparecida Del Bel Belluz Guimarães
Beneficiário:Ana Carolina de Castro Issy Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13197-2 - Participação do glutamato e óxido nítrico na fisiopatogenia de distúrbios neuropsiquiátricos, AP.TEM
Assunto(s):Dopamina   Óxido nítrico   Glutamatos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dopamina | Filtro Sensorio | Glutamato | Oxido Nitrico

Resumo

O filtro sensório-motor provê ao indivíduo a capacidade de discriminar estímulos externos de relevância fisiológica ou cognitiva. Essa habilidade está comprometida nos portadores de desordens psiquiátricas como a esquizofrenia. Deficiência no filtro sensoriomotor pode ser reproduzida em roedores farmacologicamente, por meio do uso de agonistas dopaminérgicos ou de antagonistas glutamatérgicos. O teste de inibição pré-pulso (IPP) oferece uma medida operacional do filtro sensório-motor, refletida pela capacidade de inibição de um reflexo de sobressalto quando um estímulo auditivo é precedido por outro de menor intensidade. É sugerida a participação de diferentes subtipos de receptores dopaminérgicos na modulação da IPP. O aumento da liberação de dopamina (DA) e glutamato (GLU) no esfriado e em outras regiões cerebrais pode ser induzido pela estimulação da síntese de óxido nítrico (NO). Inibidores da síntese de NO promovem efeito contrário, sugerindo a existência de uma íntima relação entre DA, GLU e NO. Antipsicóticos como o haloperidol tem demonstrado inibir in vitro a atividade da enzima de síntese do NO (NOS). A inibição da atividade da NOS neuronial em roedores parece mimetizar a ação das drogas antipsicóticas induzindo catalepsia, que exibe tolerância cruzada ao haloperidol depois de um tratamento subcrônico. Em ratos, o inibidor da NOS (L-NOARG) reverte o efeito da anfetamina na IPP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISSY, A. C.; LAZZARINI, M.; SZAWKA, R. E.; CAROLINA, R. O. G.; ANSELMO-FRANCI, J. A.; DEL BEL, E. A.. Nitric oxide synthase inhibitors improve prepulse inhibition responses of Wistar rats. Behavioural Brain Research, v. 217, n. 2, p. 416-423, . (05/56915-0)