Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da restrição calórica e da dieta hiperlipidica na regulação da tub por insulina e leptina em ratos Witar

Processo: 10/18901-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Patrícia de Oliveira Prada
Beneficiário:Andressa de Cássia dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55674-8 - Regulação da proteína TUB em núcleos hipotalâmicos: efeitos da leptina, insulina, jejum, idade e dieta hiperlipídica, AP.JP
Assunto(s):Leptina   Endocrinologia   Insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Insulina | Leptina | regulação hipotalâmica | tub | Endocrinologia

Resumo

ResumoO aumento da prevalência de doenças metabólicas como obesidade e diabete tipo 2 na sociedade moderna está fortemente associado com ingestão calórica excessiva e diminuição do gasto energético. Muitos fatores regulam a ingestão alimentar, incluindo hormônios como insulina e leptina. Estes fatores são integrados no hipotálamo que medeia um sistema de sinalização celular para regular o comportamento alimentar e o balanço energético. Animais com mutação ou deleção da Tub desenvolvem obesidade tardia e resistência a insulina, além de defeitos sensoriais. A Tub é expressa predominantemente no hipotálamo e é co-localizada com os receptores de insulina. Resultados preliminares do projeto JP (2008/55674-8), ao qual esse projeto está vinculado, demonstraram que a Tub é substrato da insulina e leptina em hipotálamo de animais normais in vivo. Sabe-se que, em roedores, a redução calórica de 30-60% aumenta a longevidade, impedindo ou retardando a ocorrência das doenças crônicas como arteriosclerose, cardiomiopatia e diabetes. O mecanismo clássico que medeia o efeito benéfico da restrição calórica está relacionado à redução da gordura corpórea, diminuição das espécies reativas de oxigênio corporal e à sinalização de insulina. Como a tub pode ser regulada pela insulina e leptina e está associada com o metabolismo energético celular, condições estas moduladas na restrição calórica, o primeiro objetivo do estudo é investigar se a restrição calórica (RC) influencia a regulação da proteína tub pela insulina e leptina em hipotálamo de ratos Wistar. De forma complementar, será estudada a regulação da proteína tub pela insulina e leptina em hipotálamo de ratos Wistar submetidos a dieta hiperlipídica, condição esta oposta à restrição calórica. Um estudo recente demonstrou que a tub é também expressa em adipócitos e pode ser regulada pela insulina nestas células. Portanto, o terceiro objetivo do estudo é investigar o efeito da RC e da dieta hiperlipídica nos níveis e grau de fosforilação (induzida por insulina) da Tub in vivo em tecido adiposo da ratos Wistar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELETTI, THAYANA DE OLIVEIRA; DOS SANTOS, ANDRESSA CASSIA; ROCHA, GUILHERME ZWEIG; SILVA, VAGNER RAMON RODRIGUES; QUARESMA, PAULA GABRIELE FERNANDES; ASSALIN, HELOISA BALAN; JUNQUEIRA, FELIPE SILVA; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE; OLIVEIRA, ALEXANDRE GABARRA; SAAD, MARIO JOSE ABDALLA; et al. Acute exercise reduces feeding by activating IL-6/Tubby axis in the mouse hypothalamus. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 13, p. 16-pg., . (08/55674-8, 10/18918-6, 10/18901-6, 09/08075-4)