Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do perfil de expressão gênica de linhagens celulares do tecido mamário com diferentes níveis de expressão do receptor HER-2 tratadas com ácido docosahexaenoico

Processo: 10/01736-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Dan Linetzky Waitzberg
Beneficiário:Danielle Fontes de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Oncologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido docosahexaenóico | Câncer de mama | Superexpressão do receptor HER2 | Oncologia

Resumo

Introdução: A amplificação e superexpressão de receptores HER2 são observados em aproximadamente 30% dos carcinomas de mama e estão associados a prognósticos desfavoráveis. A via HER2/PI3K/Akt exerce importante papel no desenvolvimento do câncer de mama. No entanto o ponto-chave da ativação dos receptores HER2 é a sua localização na membrana celular. Para a ativação, envio de sinais e expressão gênica ocorrer, os receptores HER2 devem se localizar em compartimentos específicos da membrana celular ricos em colesterol e esfingolípides saturados, os lipid rafts. Nós mostramos que a desestruturação dos lipid rafts por ácido docosahexaenoico (DHA), um dos ácidos graxos da família ômega 3, pode inibir o envio de sinais e deflagrar sinais apoptóticos. No entanto o perfil de expressão gênica decorrente dessa desestruturação não é conhecido. Hipótese: Células de câncer de mama com superexpressão de HER2 são sensíveis à apoptose e alteração da expressão de genes induzidos por DHA pela desestruturação da membrana celular, em particular dos lipid rafts. Métodos: Serão selecionadas três linhagens do tecido epitelial da glândula mamária com diferentes níveis de expressão de HER2 (HB4a,HB4aC5.2 e SKBR-3). As referidas linhagens serão cultivadas com meio de cultura (como controle), 100 ¼M de etanol (veículo de diluição do DHA) e 100 ¼M de DHA durante 72 horas. O perfil de expressão gênica das linhagens celulares estudadas será analisado por Microarray e posteriormente os genes diferencialmente expressos serão validados por técnica de RT-PCR em tempo real.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Danielle Fontes de. Avaliação do perfil de expressão gênica de linhagens celulares do tecido mamário com diferentes níveis de expressão do receptor HER-2 tratadas com ácido docosahexaenoico. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.