Busca avançada
Ano de início
Entree

Catolicismo, identidade e poder no reino do Congo: século XVIII

Processo: 10/04929-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Marina de Mello e Souza
Beneficiário:Thiago Clemêncio Sapede
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da África

Resumo

Este projeto pretende realizar uma pesquisa histórica sobre o Reino do Congo, sociedade localizada na África ocidental, no período do século XVIII. Mais especificamente, pretende compreender a importância dos elementos e insígnias cristãs como substratos de coesão identitária e política num período de fragmentação do poder centralizado. Para isso serão utilizados, através de uma rigorosa crítica documental, fontes de três missionários que viveram por anos no território congolês na segunda metade do século XVIII. O projeto também fará uma leitura crítica do rico debate historiográfico e antropológico sobre a penetração de elemento cristãos no sistema religioso congolês como um importante pilar dessa pesquisa, e pretende se inserir e contribuir para esse debate apresentando apontamentos sobre um período muito particular e pouco estudado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAPEDE, Thiago Clemêncio. Muana Congo, Muana Nzambi Ampungu: poder e catolicismo no reino do Congo pós-restauração (1769-1795). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.