Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia fotodinâmica em Esporos de Bacillus atrophaeus e Bacillus subtilis: estudos com laser, LED, azul de metileno, Rosa Bengala e verde malaquita

Processo: 10/14434-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Michelle Peneluppi Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Fármacos fotossensibilizantes   Laser   Terapia fotodinâmica   LED

Resumo

O presente estudo terá como objetivo comparar e avaliar a ação exercida pelo laser (L) e pelo diodo emissor de luz (LED) em esporos de Bacillus atrophaeus e Bacillus subtilis na terapia fotodinâmica, com o uso dos fotossensibilizadores azul de metileno (AM), rosa bengala (RB) e verde malaquita (VM). Será utilizada cepa padrão de Bacillus atrophaeus (ATCC 9372) e Bacillus subtilis (ATCC 19659). As colônias destes microrganismos serão cultivadas, durante 7 dias, em Ágar Nutriente acrescidas de 0,003% de manganês e analisadas quanto a formação de esporos (coloração de Wirtz-Conklin). As colônias obtidas serão suspensas em água destilada esterilizada e centrifugadas por 10 minutos a 653 Xg. Os sobrenadantes serão descartados e os depósitos ressuspendidos em 3 mL de água destilada esterilizada. As suspensões receberão choque térmico de 70°C por 30 minutos, e a presença de esporos será verificada. As suspensões serão padronizadas com 10^6 células/mL em espectrofotômetro. Serão utilizados os fotossensibilizadores azul de metileno (37,5 ¼M), rosa bengala (12,5 ¼M) e verde malaquita (300 ¼M). Como fontes de luz serão utilizados o laser de Arsenato de Gálio (vermelho visível) e o diodo emissor de luz (LED). Em placa de 96 poços será adicionado 0,1 mL de suspensão dos esporos de Bacillus atrophaeus ou de Bacillus subtilis e 0,1 mL do fotossensibilizador ou de solução de NaCl a 0,9%. A placa com as amostras será agitada durante 5, 10 e 30 minutos em agitador orbital e irradiada. Diluições seriadas serão obtidas a partir de cada amostra. Alíquotas de 0,1 mL das diluições serão semeadas em placa com Ágar Infusão Cérebro-Coração e incubadas a 37°C por 48 horas. As Unidades Formadoras de Colônias por mililitro (UFC/mL) serão contadas e transformadas em logaritmo. Os resultados serão analisados, estatisticamente, pela análise de variância (ANOVA) e pelo Teste de Tukey, com nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MICHELLE PENELUPPI; CHIBEBE JUNIOR, JOSE; JORJAO, ADELINE LACERDA; DA SILVA MACHADO, ANA KARINA; DE OLIVEIRA, LUCIANE DIAS; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO. Influence of artificial saliva in biofilm formation of Candida albicans in vitro. Brazilian Oral Research, v. 26, n. 1, p. 24-28, JAN-FEB 2012. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Michelle Peneluppi. Terapia fotodinâmica em esporos de bacillus atrophaeus e bacillus subtilis : estudos com LASER, LED, azul de metileno, rosa bengala e verde malaquita. 2012. 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de São José dos Campos).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.