Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguaguem: as contribuições da comunicação aumentativa alternativa para o processo de significação e construção dos sentidos de uma criança autista

Processo: 09/13787-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Roberta Gomes Scian
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50556-0 - Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco, AP.EP
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Transtorno autístico   Crianças autistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento humano | perspectiva historico-cultural | práticas discursivas | práticas escolares | relações de ensino | significação | Psicologia Educacional

Resumo

A partir da implementação de um plano de ação, o objetivo desta pesquisa será analisar os efeitos da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no desenvolvimento do aluno ESM, considerando a questão da construção de sentidos e significados, o que demanda um concomitante aprofundamento teórico. Estaremos dialogando com a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, ancorada nas concepções de desenvolvimento e linguagem de Vigotski. A pesquisa se torna necessária e relevante, devido ao aumento considerável da utilização da CAA no cenário da educação inclusiva, como a solução de um problema bastante complexo, ou seja, a estruturação da linguagem na constituição do aluno autista. O plano terá como objetivos desenvolver recursos alternativos de comunicação oral, adaptação do material escolar para a facilitação do processo de inclusão e a busca de alternativas para a escrita. As atividades desenvolvidas individualmente com o aluno ESM serão videogravadas e registradas em diário de campo. Em termos teóricos, pretende-se aprofundar e discutir os fundamentos das perspectivas aqui apontadas, particularmente no que se refere à significação e produção de sentidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)