Busca avançada
Ano de início
Entree

As condições de vida dos assentados da região de andradina: a realidade e os indicadores de avaliação da política pública de reforma agrária.

Processo: 10/18775-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Raquel Santos Sant Ana
Beneficiário:Lívia Hernandes Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Assentamento rural   Condições de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assentamentos rurais | Avaliação dos Indicadores | condições de vida | Política Pública Agrária | serviço social | Serviço Social

Resumo

Esta pesquisa tem como tema de trabalho os assentamentos rurais, situados na região de Andradina-SP, noroeste do estado de São Paulo, e parte da análise da história da questão agrária dessa região, no intuito de contextualizar a conjuntura agrária nos assentamentos rurais pesquisados. O objetivo é analisar a política pública de reforma agrária da região, tendo como foco primordial os indicativos na melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas a partir dos indicadores que são avaliados nesse contexto e mostrar que os mesmos não contemplam a realidade e as especificidades do campo. Serão investigados: a) como têm sido pensadas e implantadas as políticas públicas de reforma agrária na região de Andradina; b) se os indicadores que são analisados no campo contemplam as variáveis necessárias para a avaliação da qualidade de vida nos assentamentos; c) a caracterização das famílias assentadas. A pesquisa mostrará também a escassez de estudos e informações pertinentes à questão agrária na região de Andradina , a despeito desta região já haver sido identificada como área prioritária para a realização da reforma agrária no Estado de São Paulo, no I Plano Regional de Reforma Agrária deste Estado, de 1986. Visa-se também com esse trabalho apresentar contribuições nesse sentido e mostrar a relação do Serviço Social com a questão agrária, uma vez que esta é uma particularidade da questão social.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Lívia Hernandes. As condições de vida dos assentados da região de Andradina: a realidade e os indicadores de avaliação da política pública de reforma agrária. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.