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Avaliação dos efeitos de consequências convencionais ou desenhos animados na aprendizagem discriminativa em ambiente virtual com pré-escolares

Processo: 11/06246-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Vanessa Ayres Pereira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Aprendizagem   Ambiente virtual de aprendizagem   Jogos eletrônicos   Jogos de computador   Desenho animado   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente virtual | aprendizagem discriminativa | crianças | discriminação simples | Reversão | Processos básicos de aprendizagem

Resumo

Ambientes virtuais podem ser empregados como ferramenta para a investigação de processos comportamentais. Este estudo utilizará um procedimento informatizado em formato de jogo para o ensino de discriminações simples visuais. O objetivo será investigar o efeito do jogo (com cenário e estímulos tridimensionais) e dois tipos de conseqüências para acertos: animação auditivo-visual versus trecho de desenho animado. Serão realizados dois experimentos. Em cada experimento o participante será exposto individualmente ao ensino de discriminações simples simultâneas com dois conjuntos de três estímulos, em sessões no computador. Cada conjunto será apresentado em uma condição experimental, definida pelas diferentes conseqüências para acertos. Após a linha de base de discriminação simples, serão realizadas cinco reversões das contingências. Na Condição 1, com estímulos do Conjunto 1, a conseqüência para acertos será a apresentação de um trecho de desenho animado. Na Condição 2, com os estímulos do Conjunto 2, a conseqüência para acertos será a apresentação de uma animação auditivo-visual. No Experimento 1 seis crianças serão expostas à alternação entre blocos de tentativas das duas condições (delineamento de multi-elementos). O Experimento 2 fará um balanceamento da ordem das condições: três participantes serão expostos a toda a seqüência de treino na Condição 1 e, após o alcance do critério, à seqüencia de treino na Condição 2; três outros participantes serão expostos à seqüência inversa. (AU)

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