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Avaliação da qualidade de vida em crianças usuárias de implante coclear.
Habilidades auditivas e de linguagem de crianças usuárias de implante coclear: aná...
Processo: | 11/02446-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2011 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2011 |
Área de conhecimento: | Ciências da Saúde - Fonoaudiologia |
Pesquisador responsável: | Maria Cecilia Bevilacqua |
Beneficiário: | Fabiane Rodrigues Larangeira |
Instituição Sede: | Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil |
Assunto(s): | Crianças Implante da cóclea Audiologia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | crianças | implante coclear | manual de orientações | pré e pós cirurgia de implante coclear | Audiologia |
Resumo Na infância, as consequências da perda auditiva podem ser graves, sendo que o maior impacto se observa quando ela ocorre nos primeiros anos de vida, pois nessa fase restringe severamente a capacidade da criança desenvolver a linguagem oral. Sendo assim, é necesário realizar a intervenção adequada e em tempo hábil nesta população, de modo a se evitar os danos proporcionados por essa deficiência. A reabilitação ocorre desde a adaptação de dispositivos eletrônicos até terapia, porém para crianças com perda auditiva neurossensorial de grau severo e profunda apresentam um resultado limitado. Nestes casos, o Implante Coclear é mais indicado. Após a indicação do dispositivo a criança precisa ser preparada, e muitas vezes não ocorre de forma adequada, tanto pelos pais como pela equipe hospitalar, sendo um dos motivos o temor de não saber como lidar com as eventuais reações da criança. Portanto, o objetivo deste trabalho é elaborar um manual de orientações para crianças no processo pré-cirúrgico, para a faixa etária de crianças de 18 meses a 7 anos de idade, tendo como metodologia a aplicação do manual de orientação no processo pré-operatório e avaliar a sua aplicabilidade no pós-cirúrgico. Essa é uma etapa importante no processo cirúrgico uma vez que informa os pais e crianças sobre o que vai ocorrer antes e depois da cirurgia. É sabido que pais e crianças bem informadas conseguem tomar melhores decisões no processo de reabilitação. | |
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