Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e composição do leite em vacas com mastite causada por estafilococos coagulase-negativa

Processo: 11/04063-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Tiago Tomazi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos leiteiros   Leite   Mastite bovina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bacteria | diagnóstico | Leite | mastite | sanidade | Sanidade de vacas leiteiras e qualidade do leite

Resumo

A mastite é a doença que mais causa prejuízos na bovinocultura leiteira, pois afeta a produção e a qualidade do leite em rebanhos comerciais, além de reduzir o rendimento industrial dos derivados lácteos. Estafilococos coagulase-negativa (ECN) têm se tornado o agente causador de mastite mais predominante no Brasil e em diversos países. A identificação da maioria das espécies de ECN baseia-se nas características fenotípicas, morfologia das colônias e potencial hemolítico, porém, estes testes convencionais são onerosos e/ou requerem tempo. Os objetivos são avaliar o efeito da mastite subclínica causada por ECN sobre a produção, contagem de células somáticas (CCS) e composição do leite, bem como, a freqüência de isolamento destes microorganismos em quartos mamários de vacas leiteiras. Objetiva-se também, avaliar a técnica de espectrometria de massas com ionização e dessorção a laser assistida por matriz (MALDI-MS) para identificação de espécies de ECN. No total serão avaliados 30 quartos mamários infectados e 30 quartos mamários contralaterais sadios (controle), selecionados a partir da coleta de amostras assépticas dos quartos mamários de 120 vacas para cultura microbiológica. Depois de isoladas, as espécies de ECN serão diferenciadas genotipicamente pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase, associado com o Polimorfismo de Fragmentos de DNA obtidos por Enzimas de Restrição (PCR-RFLP) e por MALDI-MS. Após identificadas, as vacas serão submetidas à ordenha completa e individual dos quartos mamários para registro de produção de leite por quarto e coleta de amostras para análises de composição e CCS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMAZI, TIAGO; GONCALVES, JULIANO LEONEL; BARREIRO, JULIANA REGINA; DE CAMPOS BRAGA, PATRICIA APARECIDA; PRADA E SILVA, LUIS FELIPE; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. Identification of Coagulase-Negative Staphylococci from Bovine Intramammary Infection by Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization-Time of Flight Mass Spectrometry. Journal of Clinical Microbiology, v. 52, n. 5, p. 1658-1663, . (11/04063-1, 11/14284-5)
TOMAZI, T.; GONALVES, J. L.; BARREIRO, J. R.; ARCARI, M. A.; DOS SANTOS, M. V.. Bovine subclinical intramammary infection caused by coagulase-negative staphylococci increases somatic cell count but has no effect on milk yield or composition. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 98, n. 5, p. 3071-3078, . (11/04063-1, 11/14284-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOMAZI, Tiago. Produção e composição do leite de vacas com mastite subclínica causada por Staphylococcus coagulase negativa. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.