Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimulação do córtex motor e antinocicepção descendente: análise da circuitaria neuronal na substância cinzenta periaquedutal

Processo: 10/13748-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rosana de Lima Pagano
Beneficiário:Patrícia Sanae de Souza Lopes
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50772-4 - Doença de Parkinson e dor: mecanismos envolvidos na neuroplasticidade nociciptiva e no efeito da estimulação do córtex motor em ratos, AP.JP
Assunto(s):Dor   Substância cinzenta periaquedutal

Resumo

A estimulação do córtex motor tem sido amplamente utilizada na clínica médica como ferramenta para controle de dor persistente não responsiva a terapia convencional, porém a elucidação dos mecanismos envolvidos neste efeito antinociceptivo ainda se faz necessária. Foi demonstrado pelo nosso grupo que a estimulação elétrica transdural do córtex motor (ECM) inibe a resposta nociceptiva de ratos, sendo esse efeito mediado por opióide. Ainda, observamos que a ECM inibe os neurônios GABAérgicos na substância cinzenta periaquedutal mesencefálica (PAG) lateral e dorsolateral e em paralelo, ativa os neurônios da PAG ventrolateral. A desinibição da via antinociceptiva descendente depende da inibição dos interneurônios GABAérgicos na PAG, sendo essa resposta modulada pelos opióides, canabinóides, substância P e glutamato. Portanto, o objetivo deste projeto é investigar a circuitaria neuronal da PAG envolvida no aumento do limiar nociceptivo após estimulação cortical. Para tanto, será investigada a ativação neuronal (Egr-1) concomitantemente com a marcação para GABA ou para os receptores opióide do tipo mu, canabinóide do tipo 1, NMDA NR1 ou neurocinina 1 na PAG de animais submetidos ou não a ECM. Esta análise será caracterizada por imuno-histoquímica e quantificada por ELISA em fatias. Os dados poderão potencialmente facilitar o entendimento do papel do córtex motor na inibição da resposta dolorosa e levar a uma melhor elucidação da circuitaria neuronal da PAG envolvida na antinocicepção induzida pela estimulação cortical. Apesar dos resultados clínicos serem bastante motivadores, alguns pacientes não são beneficiados com essa forma de terapia neuromodulatória, assim, um melhor entendimento desse efeito poderá contribuir para aperfeiçoar os tratamentos clínicos empregados durante a dor persistente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA LOPES, PATRICIA SANAE; PINHEIRO CAMPOS, ANA CAROLINA; FONOFF, ERICH TALAMONI; GIORGETTI BRITTO, LUIZ ROBERTO; PAGANO, ROSANA LIMA. Motor cortex and pain control: exploring the descending relay analgesic pathways and spinal nociceptive neurons in healthy conscious rats. Behavioral and Brain Functions, v. 15, MAR 25 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.