Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação léxico-gramatical: fundamentos para práticas reflexivas no trabalho com a preposição por

Processo: 11/14698-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Márcia Cristina Romero Lopes
Beneficiário:Thatiana Ribeiro Vilela
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Preposição   Gramática   Semântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino-aprendizagem | gramática | Língua Portuguesa | metodologia | Preposição | semântica | Língua Portuguesa

Resumo

Este projeto, tomando como estudo de caso a preposição POR no português do Brasil, tem por principal objetivo contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas reflexivas e direcionadas ao ensino/aprendizagem desta classe. Para que esta contribuição se verifique, faz-se necessário descrever o funcionamento da preposição POR no sistema linguístico em termos de uma definição semântica unitária, capaz de explicar seus variados empregos em discurso, o que institui igualmente como um de nossos propósitos recuperar formas de regularidades próprias aos usos desta preposição que permitam melhor compreender a variação que lhe é característica, bem como o papel que lhe cabe na construção do sentido dos enunciados aos quais se integra. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)