Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do exercício físico sobre a sinalização da leptina no hipotálamo de ratos: O papel da S1PR1 neuronal.

Processo: 11/13828-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Eduardo Rochete Ropelle
Beneficiário:Vagner Ramon Rodrigues Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo   Exercício físico   Endocrinologia   Leptina   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício físico | Hipotálamo | Leptina | obesidade | S1Pr1 | Endocrinologia

Resumo

A ingestão alimentar e o gasto energético são minuciosamente regulados por neurônios específicos localizados no hipotálamo. Durante as duas últimas décadas, a localização dos receptores da leptina em núcleos hipotalâmicos, bem como a descrição da via de transmissão intracelular disparado por este hormônio em neurônios hipotalâmicos, foram determinantes para o entendimento do controle da ingestão alimentar e do gasto energético. Cada vez mais os distúrbios alimentares associados a doenças como obesidade são relacionados com disfunções na transmissão do sinal da leptina no hipotálamo. O processo inflamatório subclínico frequentemente observado em modelos experimentais de obesidade estão diretamente associados a distintos mecanismos de resistência à leptina no hipotálamo e resultam em aumento da ingestão alimentar e ganho de peso corporal. Por outro lado, estudos demonstram que o exercício físico, através do aumento da expressão da Interleucina-6 (IL-6), é capaz de aumentar a sensibilidade da leptina no hipotálamo de animas obesos, contudo, esses mecanismos permanecem apenas parcialmente conhecidos. Recentemente, a proteína S1PR1 (sphingosine-1-phosphate receptor-1) foi descrita como uma molécula com alta capacidade de exercer potentes efeitos sinérgicos sobre a via de sinalização da leptina, sustentando a ativação da via Jak2/STAT3 após o estímulo com IL-6 em algumas linhagens celulares. Assim, o presente projeto tem como objetivo investigar o os efeitos do exercício físico e da IL-6 sobre a atividade da SIPR1 e a sensibilidade à leptina em hipotálamo de roedores obesos. Acreditamos que a realização do presente projeto contribuirá para caracterizar a participação da S1PR1 na sinalização da leptina no hipotálamo, bem como determinar os efeitos do exercício físico sobre a atividade da S1PR1 neuronal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, VAGNER R. R.; MICHELETTI, THAYANA O.; PIMENTEL, GUSTAVO D.; KATASHIMA, CARLOS K.; LENHARE, LUCIENE; MORARI, JOSEANE; MENDES, MARIA CAROLINA S.; RAZOLLI, DANIELA S.; ROCHA, GUILHERME Z.; DE SOUZA, CLAUDIO T.; et al. Hypothalamic S1P/S1PR1 axis controls energy homeostasis. NATURE COMMUNICATIONS, v. 5, . (11/09656-0, 11/13828-1)
RODRIGUES SILVA, VAGNER RAMON; KATASHIMA, CARLOS KIYOSHI; BUENO SILVA, CARLA G.; LENHARE, LUCIENE; MICHELETTI, THAYANA OLIVEIRA; CAMARGO, RAFAEL LUDEMANN; GHEZZI, ANA CAROLINA; CAMARGO, JULIANA ALVES; ASSIS, ALEXANDRE MOURA; TOBAR, NATALIA; et al. Hypothalamic S1P/S1PR1 axis controls energy homeostasis in Middle-Aged Rodents: the reversal effects of physical exercise. AGING-US, v. 9, n. 1, p. 156-169, . (11/09656-0, 11/13828-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Vagner Ramon Rodrigues. Efeitos do exercício físico sobre a sinalização da leptina no hipotálamo de ratos: o papel da S1PR1 neuronal. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas Campinas, SP.