Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da atividade da PTP1B em hipotálamo de roedores obesos submetidos ao exercício físico

Processo: 11/14727-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:José Rodrigo Pauli
Beneficiário:Eloize Cristina Chiarreotto Ropelle
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo   Ingestão de alimentos   Exercício físico   Obesidade   Fisiologia do exercício

Resumo

A ingestão alimentar e o gasto energético são minuciosamente regulados por neurônios específicos localizados no hipotálamo. Durante as duas últimas décadas, a localização dos receptores de insulina e leptina em núcleos hipotalâmicos, bem como a descrição da via de transmissão intracelular disparado por estes hormônios, foram determinantes para o entendimento do controle da ingestão alimentar e do gasto energético. O processo inflamatório subclínico frequentemente observado em modelos experimentais de obesidade está diretamente associado a distintos mecanismos de resistência à leptina e insulina no hipotálamo e resultam em aumento da ingestão alimentar e ganho de peso corporal. Dentre estes mecanismos, a atividade da Protein Tyrosine Phosphatase-1B (PTP1B) hipotalâmica vem ganhando destaque. A PTP1B é uma tirosina fosfatase capaz de desfosforilar o receptor de insulina (IR), o substrato do receptor de insulina 1 (IRS-1) que compõem a cascata de sinalização da insulina, além disso, a PTP1B também desfosforila a Jannus quinase 2 (Jak2), proteína responsável pela transmissão do sinal da leptina. Estudos recentes demonstraram que a PTP1B é molécula crucial para a resistência à insulina e leptina no hipotálamo, levando ao aumento da ingestão alimentar e peso corporal. Por outro lado, o exercício físico é capaz de restaurar a sensibilidade à insulina e leptina em hipotálamo de roedores em estado de obesidade, através de um mecanismo que envolve a Interleucina-6 (IL-6). Contudo, os efeitos do exercício sobre a atividade da PTP1B no hipotálamo são desconhecidos. Neste sentido, o objetivo deste projeto será caracterizar o efeito do exercício físico e da IL-6 sobre a expressão e atividade da PTP1B hipotalâmica e relacionar estes efeitos à sensibilidade à insulina e leptina no hipotálamo e a ingestão alimentar. Esses achados poderão contribuir de maneira significativa para o entendimento de como o exercício físico está relacionado a melhora dos sinais de saciedade em situações de obesidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA PAULI, LUCIANA SANTOS; CHIARREOTTO ROPELLE, ELOIZE CRISTINA; DE SOUZA, CLAUDIO TEODORO; CINTRA, DENNYS ESPER; RAMOS DA SILVA, ADELINO SANCHEZ; RODRIGUES, BARBARA DE ALMEIDA; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA; MARINHO, RODOLFO; DE OLIVEIRA, VANESSA; KATASHIMA, CARLOS KIYOSHI; PAULI, JOSE RODRIGO; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE. Exercise training decreases mitogen-activated protein kinase phosphatase-3 expression and suppresses hepatic gluconeogenesis in obese mice. JOURNAL OF PHYSIOLOGY-LONDON, v. 592, n. 6, p. 1325-1340, MAR 15 2014. Citações Web of Science: 17.
CHIARREOTTO-ROPELLE, ELOIZE C.; PAULI, LUCIANA S. S.; KATASHIMA, CARLOS K.; PIMENTEL, GUSTAVO D.; PICARDI, PATY K.; SILVA, VAGNER R. R.; DE SOUZA, CLAUDIO T.; PRADA, PATRICIA O.; CINTRA, DENNYS E.; CARVALHEIRA, JOSE B. C.; ROPELLE, EDUARDO R.; PAULI, JOSE R. Acute exercise suppresses hypothalamic PTP1B protein level and improves insulin and leptin signaling in obese rats. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-ENDOCRINOLOGY AND METABOLISM, v. 305, n. 5, p. E649-E659, SEP 2013. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.