Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes de amizade e desempenho escolar: caracterizando o efeito dos pares no sistema de educação público paulista

Processo: 11/15850-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Marcos de Almeida Rangel
Beneficiário:Renata Mayer Gukovas
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Rendimento escolar   Amizade   Relações interpessoais   Adolescentes   Adolescência   Mídias sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Peer effect | redes sociais | Teoria dos Jogos - Redes Sociais

Resumo

Acredita-se que as relações de amizade possuem uma grande influência sobre o comportamento dos indivíduos. Em particular, a pressão dos colegas pode ser de grande importância na decisão de jovens de continuar ou não seus estudos. Pouco se sabe sobre como funciona a interação de alunos nas escolas do Brasil, nem se esta é determinante para decisões relativas a seu futuro escolar. Mesmo na literatura internacional, os estudos se concentram na análise da relação entre universitários e muito pouco tem sido desenvolvido acerca das amizades na adolescência, fase da vida tipicamente caracterizada pela insegurança e necessidade de autoafirmação perante os colegas. Neste projeto, pretende-se utilizar dados das redes sociais formadas no 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas do Estado de São Paulo, a fim de tentar captar se há algum impacto da opinião dos colegas na decisão de prosseguir os estudos, e estimar sua magnitude. Pretende-se preencher, assim, uma importante lacuna no estudo sobre a educação no Brasil e acrescentar informações para melhor compreender o efeito dos pares na adolescência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUKOVAS, Renata Mayer. Redes de amizade e desempenho acadêmico: peer-effects no sistema público de educação de São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.