Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagem cultural e letramento crítico no ensino de inglês como língua estrangeira na rede pública: novas perspectivas para o exercício da leitura

Processo: 12/02418-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula
Beneficiário:Rogerio Macedo de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira   Língua inglesa   Letramento   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura | Letramento Crítico | Língua Estrangeira Moderna - Inglês | livro didático | Ensino-aprendizagem de língua inglesa

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como principal eixo motivador o fato de que, no ambiente escolar, uma das principais formas de acesso a elementos culturais advindos de outras realidades ocorre por meio das disciplinas de língua estrangeira moderna. Tal quadro suscita a necessidade de criação de pedagogias que abordem tais traços sob um viés crítico-reflexivo, responsável por evitar o surgimento e disseminação de concepções estereotipadas e generalistas acerca de qualquer aspecto cultural a ser explorado. É válido ressaltar ainda que, nas escolas, a abordagem de questões referentes à cultura se dá, predominantemente, através da leitura de textos e da realização de atividades associadas a esta temática. Documentos oficiais como a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, por exemplo, concebem tanto as atividades referentes à leitura quanto o trato de elementos culturais -sejam estes locais ou tomados em dimensões globais- como habilidades importantes e necessárias à formação de cidadãos capazes de refletir sobre as origens e implicações trazidas por determinados pontos de vista quando associados a diferentes contextos. Tal concepção dialoga fortemente com os princípios do letramento crítico, caracterizado por trazer novas perspectivas às atividades de leitura e principal conceito norteador deste trabalho cujo objetivo central é verificar, em livros didáticos de língua estrangeira -Inglês- da rede pública de ensino, a possível relação existente entre textos e atividades sobre cultura com a promoção do letramento crítico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)