Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação, caracterização molecular, mapeamento e colocalização do receptor 1 do hormônio concentrador de melanina em mama de ratas lactantes e não-lactantes

Processo: 12/04554-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Jackson Cioni Bittencourt
Beneficiário:Daniella Sabino Battagello
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Lactação   Hibridização in situ   Neuroanatomia

Resumo

Introdução: O Hormônio Concentrador de Melanina (MCH) apresenta a maior expressão de seu RNA mensageiro (RNAm) durante os últimos 10 dias do período de lactação (especificamente no 19 dia) em áreas inusitadas no sistema nervoso central (SNC) de roedor, como a área pré-óptica medial (MPOA). Após esse período não encontramos mais nem o RNAm e nem a proteína na MPOA. O que nos leva a crer que o MCH tem alguma função no período final da lactação. Também já foi descrito que há flutuações no nível sérico do MCH. Foi descrito a presença de MCH em diversos órgãos como: pulmão, tiróide, baço, trato gastrintestinal e em destaque no SNC que é responsável pela expressão de 98% do peptídeo. Foram descritos dois receptores de MCH, o MCHR1 em SNC de roedor e o MCHR2 no SNC de roedor e de humano. No entanto, não há descrição da presença do MCHR1 em tecido mamário, embora evidências suportem uma possível relação do MCH e o período de lactação. Objetivos: Dessa forma visamos: 1) estabelecer os níveis séricos de MCH durante a lactação e fora dela, 2) investigar a presença de receptores MCHR1 no tecido mamário, 3) identificar o tipo celular o qual expressa o RNAm e a proteína e, 4) seqüenciar o receptor encontrado na mama de ratas para verificar o grau de homologia com o receptor encontrado no sistema nervoso central. Material e Métodos: Para tanto, iremos utilizar como métodos: 1) radioimunoensaio para determinação dos níveis séricos do MCH antes, durante e após a lactação; 2) marcação imuno-histoquímica para o receptor MCHR1 em tecido mamário de ratas nas diversas fases do ciclo estral e durante períodos estabelecidos da lactação (5, 12, 15 e 20 dias) para verificação do tipo celular o qual expressa o RNAm do MCHR1, 3) o uso do método de hibridização in situ para estudar a expressão do RNAm do MCHR1 nos diferentes períodos da lactação e fora dele e, 4) o uso da técnica de reação em cadeia de polimerase (PCR) para caracterização molecular do MCHR1. Resultados preliminares: através da técnica de imuno-histoquímica pudemos ter indícios da presença do MCHR1 em tecido mamário. Conclusão: Dessa maneira, podemos inferir através desses resultados preliminares que o MCHR1 está presente em tecido mamário, mas ainda temos que caracterizar o tipo celular, o grau de homologia, confirmar os períodos de expressão do RNAm e da proteína e correlacionar com os níveis séricos do MCH antes, durante e após o evento da lactação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTTA-TEIXEIRA, LIVIA CLEMENTE; MACHADO-NILS, ALINE VILAR; BATTAGELLO, DANIELLA SABINO; DINIZ, GIOVANNE BARONI; ANDRADE-SILVA, JESSICA; SILVA JR, SINESIO; MATOS, RAPHAEL AFONSO; DO AMARAL, FERNANDA GASPAR; XAVIER, GILBERTO FERNANDO; BITTENCOURT, JACKSON CIONI; REITER, RUSSEL J.; LUCASSEN, PAUL JOHN; KOROSI, ANIKO; CIPOLLA-NETO, JOSE. The absence of maternal pineal melatonin rhythm during pregnancy and lactation impairs offspring physical growth, neurodevelopment, and behavior. Hormones and Behavior, v. 105, p. 146-156, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANIELLA SABINO BATAGELLO. Identificação, caracterização molecular, mapeamento e colocalização do receptor 1 do hormônio concentrador de melanina em mama de ratas lactantes e não-lactantes. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.