Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da interação de proteínas de micronema de Toxoplasma gondii com glicanas de TLR2

Processo: 12/20809-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Maria Cristina Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Flávia Costa Mendonça Natividade
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoquímica   Glicobiologia   Toxoplasma gondii

Resumo

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, um parasito intracelular capaz de infectar qualquer célula nucleada de animais homeotermos. Na região apical desse parasito encontram-se várias organelas que liberam uma gama de moléculas envolvidas no processo de adesão e invasão da célula hospedeira. Algumas das proteínas liberadas por organelas denominadas micronemas (MICs), possuem domínios adesivos essenciais para a virulência do parasito; elas podem associar-se entre si na superfície do taquizoíta, formando complexos, como o TgMIC1/MIC4/MIC6. Anteriormente, nosso grupo demonstrou que o subcomplexo TgMIC1/MIC4 liga-se à lactose e estimula macrófagos a secretarem IL-12. Mais recentemente, ensaios que utilizavam células HEK293A transfectadas com TLR2, revelaram que há reconhecimento de N-glicanos do ectodomínio de TLR2 pelo domínio de reconhecimento de carboidrato das MICs, sugerindo que tal interação decorra na produção de IL-12 induzida por TgMIC1 e TgMIC4. Essa idéia foi muito reforçada pela constatação de que macrófagos provenientes de camundongos TLR2-/- deixam de responder ao estímulo de MICs através da produção de IL-12. Dessa forma, temos fortes indícios de que TgMIC1 e TgMIC4 interajam, através do sítio lectínico, com receptores do tipo Toll, e que, dessa maneira, promovam a liberação de citocinas pró-inflamatórias e modulem a imunidade contra o parasito.Este projeto tem como objetivo detalhar o estudo da interação de proteínas de micronemas com glicanas de TLR2 através da utilização de formas mutadas do receptor em sítios de N-glicosilação. Dessa forma poderemos identificar a(s) glicanas(s) crucial(is) para que proteínas de micronema induzam a ativação celular. Numa segunda etapa, a(s) glicana(s) crucial(is) terão sua estrutura determinada(s) para cotejamento com as estruturas glicídicas alvos de reconhecimento por MICs, como revelado por glycoarray.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIVA ALEGRE-MALLER, ANA CLAUDIA; MENDONCA, FLAVIA COSTA; DA SILVA, THIAGO APARECIDO; OLIVEIRA, ALINE FERREIRA; FREITAS, MATEUS SILVEIRA; HANNA, EBERT SEIXAS; ALMEIDA, IGOR C.; GAY, NICHOLAS J.; ROQUE-BARREIRA, MARIA CRISTINA. Therapeutic Administration of Recombinant Paracoccin Confers Protection against Paracoccidioides brasiliensis Infection: Involvement of TLRs. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 8, n. 12 DEC 2014. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.