Busca avançada
Ano de início
Entree

A maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos

Processo: 12/23092-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Márcia Cristina de Oliveira Mello
Beneficiário:Rodrigo Rosa Cassemiro
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de geografia   Material didático   Práticas pedagógicas   Maquete
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Geografia | maquetes | Recursos Didáticos | Ensino de Geografia

Resumo

É recorrente a reclamação por parte dos professores da falta de interesse dos alunos nas aulas de Geografia. O grande desafio enfrentado, então, é pensar em práticas pedagógicas que favoreçam a aproximação entre os conceitos geográficos e as práticas sociais dos alunos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é investigar a abordagem sobre o uso da maquete como recurso didático na aula de Geografia, por meio da análise de estudos recentes da cartografia escolar, no campo acadêmico. Assim, após a análise bibliográfica, a proposta é a construção e o emprego de maquetes que permitam a interatividade, ou seja, que facilitam ao aluno a manipulação dos objetos em menor escala, como elemento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende-se analisar também se tal recurso contribui para a aprendizagem de diversos conceitos geográficos de difícil assimilação, como, por exemplo a organização do espaço urbano e as formas do relevo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)