Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações genômicas como fatores de risco para o desenvolvimento e progressão da endometriose

Processo: 12/22394-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Denise Maria Christofolini
Beneficiário:Fernanda Abani Mafra
Instituição-sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/07136-8 - Variações genômicas como fatores de risco para o desenvolvimento e progressão da endometriose, BE.EP.DR
Assunto(s):Marcadores genéticos   Reprodução humana   Sistema imune   Polimorfismo genético   Endometriose

Resumo

A endometriose é uma doença inflamatória crônica e uma das doenças ginecológicas benignas mais comuns, sendo considerada como uma das principais causas de infertilidade e dor pélvica crônica na mulher. A doença é caracterizada como a presença de células endometriais fora da cavidade uterina, podendo se instalar em peritônio, septo reto-vaginal, ovários, bexiga, ligamento útero-sacro entre outros.Há várias teorias para explicar o desenvolvimento da endometriose. Teorias imunológicas sugerem que alterações no sistema imune poderiam impedir a capacidade de eliminar o endométrio que reflui para a cavidade pélvica, uma vez que alterações na imunidade mediada pelas células T poderiam facilitar a implantação de fragmentos endometriais ou células em localizações ectópicas. As causas genéticas da endometriose ainda não foram completamente esclarecidas. A doença é poligênica e influenciada por fatores ambientais como os níveis de estrógeno e estilo de vida da mulher. A investigação de marcadores genéticos relacionados à função imunológica e reprodutiva e a investigação de interações gênicas têm revelado associação entre mutações e polimorfismos genéticos e o desenvolvimento de endometriose em diversos estudos, embora o perfil genético exato que desencadeia a susceptibilidade para o desenvolvimento e progressão da endometriose ainda seja desconhecido. Recentemente, uma nova classe de mutações genéticas, as CNVs (copy number variation) tem se mostrado importante no desenvolvimento de doenças autoimunes. Observa-se que a presença de cópias a mais ou a menos de determinados segmentos gênicos como o C4 do complemento e CCL3L1 podem estar associadas ao desenvolvimento de doenças que afetam o sistema imunológico como o HIV, Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatoide e talvez a endometriose. A análise de CNVs requer a utilização de metodologias modernas de avaliação do DNA como os arrays genômicos, que permitem por meio da análise de múltiplos loci genômicos a análise de milhares de polimorfismos e por meio desta a determinação do número de cópias das sequencias genômicas.Além disso, muitas pacientes com endometriose, atendidas no nosso serviço, não demonstraram a presença de nenhum polimorfismo dos vários genes estudados, podendo apresentar a doença por uma mutação ainda não identificada. Uma abordagem "Genome Wide" favoreceria a investigação destas pacientes, indicando novos loci associados à endometriose.Assim, a introdução de novas estratégias de investigação pode auxiliar no melhor conhecimento dos fatores genéticos que levam ao desenvolvimento da endometriose, sua progressão e associação com a dor e a infertilidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISTOFOLINI, DENISE MARIA; MAFRA, FERNANDA ABANI; CATTO, MICHELLE CRISTINA; BIANCO, BIANCA; BARBOSA, CAIO PARENTE. New candidate genes associated to endometriosis. Gynecological Endocrinology, v. 35, n. 1, p. 62-65, JAN 2 2019. Citações Web of Science: 2.
MAFRA, FERNANDA; MAZZOTTI, DIEGO; PELLEGRINO, RENATA; BIANCO, BIANCA; BARBOSA, CAIO PARENTE; HAKONARSON, HAKON; CHRISTOFOLINI, DENISE. Copy number variation analysis reveals additional variants contributing to endometriosis development. JOURNAL OF ASSISTED REPRODUCTION AND GENETICS, v. 34, n. 1, p. 117-124, JAN 2017. Citações Web of Science: 3.
MAFRA, FERNANDA; CATTO, MICHELE; BIANCO, BIANCA; BARBOSA, CAIO PARENTE; CHRISTOFOLINI, DENISE. Association of WNT4 polymorphisms with endometriosis in infertile patients. JOURNAL OF ASSISTED REPRODUCTION AND GENETICS, v. 32, n. 9, p. 1359-1364, SEP 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.